SUTRAF-AU participa de ConferĂȘncia Regional Territorial em Erechim
- Najaska - Jornalismo
- hĂĄ 20 minutos
- 2 min de leitura
 O encontro teve como tema âBrasil Rural: Raiz da vida, fonte do bem viverâ e reuniu lideranças de diversos municĂpios da regiĂŁo para discutir polĂticas pĂșblicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar

O Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU) participou, nesta segunda-feira (17), da ConferĂȘncia Regional Territorial realizada no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) â Campus Erechim. O encontro teve como tema âBrasil Rural: Raiz da vida, fonte do bem viverâ e reuniu lideranças de diversos municĂpios da regiĂŁo para discutir polĂticas pĂșblicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar.
Segundo o coordenador-geral do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara, representantes das sedes municipais do Sindicato estiveram presentes, contribuindo com pautas estratĂ©gicas para o desenvolvimento da agricultura familiar no Alto Uruguai. âĂ um espaço importante de construção coletiva, onde conseguimos apresentar demandas que refletem a realidade das famĂlias agricultoras da regiĂŁoâ, destacou.
O agente territorial Adilso Baroni avaliou o encontro como altamente positivo, enfatizando o engajamento dos diferentes atores sociais envolvidos no debate rural. Ele ressaltou que o objetivo central Ă© âpromover uma transição para um modelo de produção mais sustentĂĄvel, que gere saĂșde, vida e fortaleça o rural enquanto espaço de desenvolvimentoâ.
Baroni tambĂ©m parabenizou as lideranças do Alto Uruguai pela participação ativa no processo, ressaltando que a ConferĂȘncia acontece em sintonia com as diretrizes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural SustentĂĄvel (CONDRAF), no contexto de reconstrução das polĂticas pĂșblicas para a agricultura familiar e da retomada das açÔes do MinistĂ©rio do Desenvolvimento AgrĂĄrio (MDA).
Durante o encontro, foi apresentada a proposta de rehomologação da organização territorial, reinstalando o colegiado responsĂĄvel por articular sociedade civil e poder pĂșblico no debate e na formulação de polĂticas para o desenvolvimento rural. Com isso, iniciam-se os preparativos para atualizar o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural SustentĂĄvel, descontinuado desde 2016. O novo plano deverĂĄ ser construĂdo com ampla participação social, integrando açÔes e demandas de quem atua diretamente com agricultura familiar no territĂłrio.
A ConferĂȘncia contou ainda com a presença de representantes da SuperintendĂȘncia do MDA no Rio Grande do Sul, incluindo o superintendente adjunto Vinicius Pasquotto, o coordenador da polĂtica territorial Ălvaro Lucho e Luiz Felipe, assessor das conferĂȘncias territoriais no RS e em SC. TambĂ©m participou o professor Wagner, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), instituição responsĂĄvel pelo aporte de recursos para viabilizar o trabalho dos agentes territoriais no estado.
Como encaminhamento, o Alto Uruguai participarĂĄ da ConferĂȘncia Estadual de Desenvolvimento Rural SustentĂĄvel, que serĂĄ realizada no dia 17 de dezembro, em Porto Alegre, com os delegados eleitos na etapa territorial. As propostas aprovadas devem seguir para fases estadual e nacional, consolidando demandas estruturadas desde as bases e fortalecendo os espaços de participação social.
Confira os nomes dos delegados da Conferencia Territorial Alto Uruguai â RS
Titulares: Zenicleia Deggerone, Gabriela Mariga, Felipe Toniolo e Graciele Benedetti
Suplentes: Alcemir AntĂŽnio Bagnara e Vitor Hugo Hollas.




