top of page

SUTRAF-AU e Cooperfamília já entregaram mais de 100 toneladas de alimentos por meio do PAA

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 27 de jan.
  • 3 min de leitura

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) contribui com a redução da fome no RS beneficiando mais de 5 mil famílias

Alimentos produzidos no Alto Uruguai abastecem cozinhas comunitárias de Porto Alegre
Alimentos produzidos no Alto Uruguai abastecem cozinhas comunitárias de Porto Alegre

A realização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal, executado por meio do Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar Alto Uruguai - SUTRAF-AU- e da Cooperfamilia – Cooperativa de Desenvolvimento Regional LTDA, tem gerado impactos positivos tanto para os agricultores familiares quanto para as famílias beneficiadas. A parceria que iniciou em 2024 segue ocorrendo, já tendo entregado mais de 100 toneladas de alimentos às entidades beneficiadas, fortalecendo a agricultura familiar e garantindo alimentos de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Por meio de um convênio entre a FETRAF-RS e a CUT RS, que desenvolve o Programa “CUT com a comunidade”, são entregues alimentos para as cozinhas comunitárias de Porto Alegre, o que tem beneficiado milhares de pessoas e contribuindo para renda de 130 famílias de agricultores familiares no Alto Uruguai. 


Para o agricultor Claudinei Gonçalves, de Severiano de Almeida, o programa representa uma oportunidade de transformação. “Essa volta do PAA para nós foi de grande importância. Com essa renda a mais, conseguimos investir em melhorias, como construir estufas, reformar nossas casas e melhorar as hortas. Isso é uma conquista que só é possível por meio do programa”, afirmou Claudinei, que há mais de 11 anos se dedica à produção de alimentos. Ele também destacou a relevância social do projeto: “Quando vejo as cozinhas comunitárias abastecidas, sei que estamos ajudando famílias que realmente necessitam. Não queremos que o PAA pare, queremos continuar produzindo e ajudando quem precisa”.


O presidente da Cooperfamilia, Isaías Wastchuk reforça o papel social do PAA e o impacto para agricultores e consumidores. “O PAA tem uma missão muito importante, tanto para quem produz quanto para quem recebe. Ele fortalece a agricultura familiar, garante uma renda para o agricultor e ajuda a combater a fome das famílias em situação de vulnerabilidade. Hoje, mais de 5 mil famílias recebem alimentos de qualidade por meio do programa. Para nós, é gratificante organizar essa produção e fazer essa ponte com quem mais precisa”, disse.


Já o coordenador geral do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara, destacou a importância do sindicato na articulação do programa. “Estar à frente desse processo é um motivo de orgulho, pois beneficia tanto os agricultores quanto os consumidores. O PAA elimina o atravessador, garantindo que o produto chegue direto do agricultor familiar às famílias de baixa renda e que não teriam como conseguir comprar, promovendo uma alimentação de qualidade e acessível. É uma política pública que gera renda para os agricultores e acesso à comida a um preço justo para quem mais precisa”, afirmou.



Já foram entregues mais de 100 toneladas de alimentos por meio do PAA
Já foram entregues mais de 100 toneladas de alimentos por meio do PAA

O programa, além de garantir uma renda estável para os agricultores, ajuda a mitigar a fome e promover segurança alimentar, mostrando-se essencial para fortalecer a agricultura familiar e construir uma sociedade mais solidária e sustentável. “A gente produz batata doce, cabotiá, mandioca, feijão. Através da organização da Cooperfamília e da aquisição desses nossos produtos pelo PAA, a gente consegue ofertar para as entidades, para a merenda escolar, um produto de qualidade, um produto fresco. Além disso, isso fomenta e nos incentiva a permanecer aqui no campo. É muito gratificante a gente poder produzir um alimento de melhor qualidade e saber que as pessoas vão ser beneficiadas. A gente faz o que ama e a gente quer continuar isso. Por isso dá importância das políticas públicas e ao aumento desse programa, para a gente conseguir cada vez mais beneficiar agricultores e consumidores”, disse o agricultor familiar Jonas Balbinot do município de São Valentim.


Cozinhas comunitárias recebem toda semana remessas de alimentos produzidos pelos agricultores familiares
Cozinhas comunitárias recebem toda semana remessas de alimentos produzidos pelos agricultores familiares

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação

 
 
 

Komentar


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page