SUTRAF Alto Uruguai participa do V Congresso Nacional da Agricultura Familiar






“Agricultura Familiar: produzindo alimentos, gerando renda e protegendo vidas", com o objetivo de discutir essa temática que iniciou na terça-feira, dia 15 de junho, o V Congresso Nacional da Agricultura Familiar da Contraf- Brasil. O SUTRAF Alto Uruguai participa do evento com a presença de seis delegados e três observadores.

A abertura oficial do Congresso ocorreu na noite de terça-feira, Diversas lideranças participaram da abertura oficial, como o ex-presidente Lula, que saudou a todos os participantes do Congresso. “Tenho o prazer de poder falar com vocês na abertura desse extraordinário Congresso, que acontece no momento em que o Brasil vive uma crise sanitária, crise econômica mais grave ainda e uma crise de desemprego que nós jamais imaginávamos que o Brasil voltasse a ter, eu que junto com você vi esse país valorizar a produção da agricultura familiar, vi a criação de tantos programas que fizemos para incentivar a produção agricultura, ajudar o pequeno e médio produtor, vi junto com vocês o significado das políticas públicas que construímos a pedido de vocês e insistência para que pudesse criar programa como o luz para todos, minha casa, minha vida, cisterna, tudo pensando em melhorar a vida do trabalhador”, comentou Lula.

O evento contou a participação do presidente da CUT, Sérgio Nobre; do representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala; do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); do governador do Piauí, Wellington Dias (PT); da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); além de senadores e deputados federais e demais lideranças da agricultura familiar.

Congresso segue com programação O Congresso segue com programação nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17 de junho. O V Congresso recebe o nome João Felício em homenagem ao companheiro de luta que além de professor e ex-presidente da CUT, foi defensor ferrenho da agricultura familiar e das demais bandeiras da base Contrafiana.