top of page

Sistema 3As: Gabinete de Crise não confirma alerta para região de Erechim

Apesar de recomendação de Alerta por parte do GT Saúde do governo do Estado, ficou definida somente a emissão de Aviso para a associação regional e seus respectivos municípios.


Apesar de receber recomendação do GT de Saúde do governo do Estado, o gabinete de crise não confirmou alerta para a região de Erechim na manhã de hoje. Ficou definida a emissão de Aviso para a associação regional e seus respectivos municípios.


Na justificativa, foi apontado que Erechim apresenta um crescimento de 24% de novos casos Covid entre os dias 11 e 18 de maio, quando a incidência por 100 mil habitantes ainda se encontrava no mesmo patamar do número do Estado. Ou seja, será comunicada pelo governo quanto a este e outros indicadores que preocupam, mas ainda não será obrigada a encaminhar um plano de Ação. A equipe de técnicos manterá o monitoramento e, caso observe piora no quadro, poderá recomendar novamente o Alerta para avaliação do Gabinete de Crise.



ERECHIM O GT Saúde havia recomendado um Alerta para a região de Erechim, mas a decisão do Gabinete de Crise foi para emissão de um Aviso neste momento. O fato de a região não ter recebido Aviso na reunião anterior do GT foi uma das razões que levou a essa decisão. No entanto, o Gabinete de Crise destaca que a região entrará em Alerta se mantida a tendência de piora.

Apesar do número de casos estar equiparado ao número do Estado, a região apresenta um crescimento consistente e preocupante: a incidência semanal de novos casos saiu de 143 em 6 de maio para 251,6 em 18 de maio, ou seja, um aumento de 24% somente na última semana.

Os pacientes internados, suspeitos e confirmados de Covid, em leitos clínicos também apresentaram expressiva elevação de 124% entre os dias 10 e 18 de maio, passando de 25 para 56 internados no período.

O número de pacientes confirmados em leitos de UTI também aumentou consideravelmente entre 17 e 18 de maio, elevando a taxa de ocupação para 93% na região.


Comments


bottom of page