top of page

Sicredi UniEstados inaugura usina solar em SC

Reafirmando o compromisso com a sustentabilidade, o parque fotovoltaico garante para a cooperativa autonomia na geração de energia das 21 agências no Estado



A Sicredi UniEstados, comprometida com o Pacto Global proposto pela ONU e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, inaugurou uma usina própria de energia solar fotovoltaica em Santa Catarina. A solenidade aconteceu na manhã de quinta-feira (18/05), no município de Irani-SC.


A usina tem potência para gerar mais de 750 mil kilowatts hora por ano, com 852 módulos fotovoltaicos, tornando a Sicredi UniEstados autossuficiente na geração da energia para abastecer suas 21 agências na região meio oeste de Santa Catarina. O investimento foi de aproximadamente R$ 3 milhões, com estimativa de retorno em cinco anos.


Participaram da solenidade de inauguração o presidente da Sicredi UniEstados Adelar José Parmeggiani, o vice-presidente Luís Carlos Caramori; diretor de operações Jaime Testolin, conselheiros de administração e fiscais, a coordenadora de operações administrativas Vanessa Jevinski, prefeito de Irani Vanderlei Canci, gerente da agência do Sicredi de Irani Cássio Tonet, coordenadores de núcleo da agência e colaboradores.


Compromisso com a sustentabilidade

Para o diretor de operações da Sicredi UniEstados, Jaime Testolin, com mais um parque de geração de energia própria, a cooperativa fortalece o compromisso com o meio ambiente. “É motivo de felicidade mais esse passo importante que tem um olhar para a sustentabilidade. O parque fotovoltaico vem para contribuir financeiramente, pois traz economia de energia para as nossas 21 agências em Santa Catarina, mas além disso, temos o viés social e ambiental que igualmente são contemplados”, expressa ao lembrar que o Sicredi é uma das instituições financeiras que mais financia placas de energia solar para residências, empresas e propriedades rurais no país.

De acordo com o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, gerar a própria energia em Santa Catarina significa uma resposta ao trabalho e compromisso da cooperativa com a sustentabilidade. “Esse é um grande investimento, aprovado pelo Conselho e que nos proporciona autossuficiência no Estado, como já acontece no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina já são mais de 50 mil associados que agora contam com uma cooperativa que possui produção de energia renovável”, diz.

O prefeito de Irani, Vanderlei Canci, relata ser um momento de gratidão. “Ficamos felizes por a cooperativa escolher Irani para fazer esse investimento, esse parque não busca só a economia financeira, mas também a ambiental. Queremos parabenizar a Sicredi UniEstados por esta iniciativa bem como toda a colaboração que realiza com o município de diversas formas”, comenta.

Energia Solar

O sistema fotovoltaico solar gera uma diminuição no impacto ambiental, ajudando na preservação do ecossistema. Possuir um sistema de energia solar é uma forma de cooperar com o meio ambiente por meio de tecnologia para utilização de fontes de energia renovável.

Dentre os benefícios estão a rápida economia com energia, pois o consumidor percebe a redução na conta de luz assim que a implantação do sistema é concluída. O investimento gera retorno ao longo dos anos com a economia gerada. Além disso, ao instalar a energia solar fotovoltaica em casa, empresa ou propriedade, o consumidor recebe o selo verde, como uma forma de compromisso com o meio ambiente.

O Sicredi disponibiliza uma linha de crédito específica para energia solar, com condições e prazos acessíveis. A solução contempla o projeto elaborado por uma empresa especializada, como também os equipamentos, placas e acessórios.

Sobre o Sicredi


O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.







Comments


bottom of page