Setor de compras da Administração Municipal já realizou 435 processos este ano



A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Administração realizou, somente nos primeiros seis meses de 2021, 435 processos de licitações, entre pregões presencial e eletrônico, tomada de preços, concorrência, leilão, credenciamento, dispensas e inexigibilidade.

Conforme explica a secretária de Administração, Izabel Ribeiro, dentre as licitações mais importantes da gestão pública, estão o chamamento público para procedimento de manifestação de interesse da iluminação pública do município, plano de mobilidade urbana e infraestrutura para o Distrito Industrial Norte Davide Zorzi.

“É importante destacar que a Secretaria de Administração tem um papel fundamental em atuar em consonância com as demais secretarias de Governo, prestando auxílio administrativo não somente ao chefe do Executivo Municipal, bem como aos demais órgãos nos assuntos relacionados à formulação, coordenação e acompanhamento do cumprimento das metas de governo”, pontua Izabel Ribeiro.

Ainda, a coordenadora de Compras e Licitações, Aline Costa pontua que o trabalho de competência da Coordenadoria de Compras é fundamental para a efetivação das demandas apresentadas, bem como para a economicidade pública.

“Temos também o dever de prestar contas ao nosso cidadão, por isso ressaltamos que, no período entre 1º de janeiro a 20 de julho deste ano, foi gerada uma economia de mais de R$ 117 mil, em um percentual de 31% ao preço de referência dos certames, somente nos pregões eletrônicos de compras. O que também se reflete nos pregões presenciais, com uma economia de mais de R$ 2,3 milhões aos cofres públicos do município nos primeiros seis meses do ano”, frisa Aline Costa, lembrando que todos os processos são transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube da Prefeitura de Erechim.

Números da Divisão de Compras e Licitações

Pregão Presencial: 111 editais

Pregão Eletrônico: 19 editais

Tomada de Preços: 09 editais

Concorrência: 06 editais

Leilão: 01 edital

Credenciamento: 08 editais

Dispensas: 262 lançamentos, incluindo pequeno valor e demais fundamentações