Segunda etapa do Testa Erechim encontra 89 resultados positivos

Ação de testagem em massa ocorreu na semana passada, quando forma aplicados dois mil testes rápidos na população do centro e dos bairros


O Comitê Municipal de Emergência para a Covid-19, mantendo a preocupação constante com a saúde da população do Município, divulga o resultado preliminar do 2º Testa Erechim. Realizado entre 14 e 18 deste mês de setembro, foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Universidade Federal Fronteira Sul/UFFS e a Universidade Regional Integrada (URI Erechim).

Foram aplicados 2.000 testes rápidos IGG/IGM na comunidade, para detecção do Coronavírus. O formato da aplicação dos testes, foi igual ao empregado na primeira etapa do Projeto, tendo sua distribuição sido realizada por georreferenciamento.

Nas amostras foram detectados 89 testes com resultado positivo (IGG/IGM) e outros 07 que apresentaram resultado inconclusivo. Estes últimos foram reagendados nas Unidades Básicas de Saúde de referência do cidadão para realização de outro teste.

"Em uma avaliação preliminar, percebemos em torno de 4% de resultados positivos, muito diferente dos 17,9% da primeira etapa aplicada no mês de julho. Agora vamos aguardar a estratificação dos dados, para que possamos definir novas estratégias", destaca o Secretário Municipal de Saúde Dércio Nonemacher.

© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA