top of page

Sede paroquial São Pedro de Erechim celebra o padroeiro com praça revitalizada em frente à igreja



O Bispo da Diocese de Erechim Dom Adimir Antonio Mazali presidiu a missa do último dia da novena preparatória da festa do Padroeiro da Paróquia São Pedro, concelebrada pelo Pároco Pe. Gilson Samuel e pelo Pe. Antonio Valentini Neto, colaborador da mesma e a serviço na Cúria diocesana, neste sábado, dia primeiro de julho. Participaram da celebração dois diáconos permanentes, diversos ministros, zeladoras das capelinhas, membros de diversas comunidades da Paróquia.

A novena teve como tema: “São Pedro, ajudai-nos a viver e anunciar com amor e alegria o Reino de Deus”.

Na homilia, o Bispo destacou aspectos de São Pedro e de São Paulo. São Pedro, um dos primeiros chamados por Cristo para ser apóstolo, a quem confiou a condução da Igreja. São Paulo, inicialmente perseguidor dos cristãos, depois convertido e ardoroso evangelizador. Ambos foram martirizados em Roma, capital do Império Romano, tornando a cidade referência do cristianismo. São Pedro lembra mais a instituição, a organização da Igreja. São Paulo, a dimensão missionária. Os dois se completam mutuamente. Dom Adimir continuou sua reflexão ressaltando pontos das leituras e da passagem do Evangelho da solenidade dos dois Apóstolos, colunas da Igreja. O evangelho apresentava a pergunta de Jesus aos discípulos sobre quem ele era, mas mais incisivamente quem ele era para eles. São Pedro com firmeza disse que era o Cristo, Filho do Deus vivo. Cristo o declarou feliz e que fora o Espírito do Senhor que lhe inspirou tal resposta. Assegurou-lhe: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. A propósito, o Bispo disse que a pergunta de Cristo a Pedro aos apóstolos é dirigida a cada um de nós, ao mundo de hoje. E é também sobre a fé de cada um que a Igreja se constrói hoje, conduzida pelo sucessor de Pedro, Francisco, por quem somos convidados a rezar especialmente nesta solenidade que é também o Dia do Papa.

Agradecimento do Pároco

No final da missa, Pe. Gilson agradeceu ao poder executivo municipal, ao legislativo, aos secretários, aos vereadores pelos encaminhamentos para a revitalização da praça Sílvio Viero em frente à igreja e a todos os que doaram trabalho e dinheiro para a execução do projeto, empresas, famílias e pessoas individualmente, conselho econômico e outros. Convidou os que estavam presentes a ficarem diante do altar. Mencionou as tratativas com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, convidando seu secretário, Cristiano Moreira, acompanhado da secretária adjunta, Carla Orso, a fazer uso da palavra. Este ratificou os agradecimentos do padre, observando que a praça revitalizada é a primeira no formato de parceria, pelo que servirá de modelo. Pe. Gilson agradeceu ainda às zeladoras de capelinhas por seu trabalho, convidando-as também a ficarem em frente ao altar.

Bênção da praça revitalizada, da imagem de N. Sra. das Graças e do sino

Após invocar a bênção conclusiva da missa sobre os participantes, Dom Adimir motivou a todos a se deslocarem para a praça Sílvio Viero revitalizada em frente à igreja. Nela, houve o descerramento de placa comemorativa, oração da bênção, pelo Bispo da praça, da imagem de N. Sra. das Graças e do sino reinstalado depois de tempo sem utilização. Pe. Gilson fez a respectiva aspersão com água benta.

A festa do padroeiro

A celebração teve carreata partindo da comunidade N. Sra. da Caravagio do Bairro Esperança, passando pelas outras comunidades urbanas até a igreja São Pedro, onde houve missa festiva às 10h30, presidida pelo Pároco, Pe. Gilson Samuel. Às 12h30 houve almoço no salão comunitário, durante o qual houve a quebra de uma pinha com a revelação de quem acertou o número de pinhões que continha. Depois do almoço, algumas diversões.

Durante a semana, houve a confecção e venda de bolachas e de sonhos “de N. Sra. das Graças”, bastante procurados por muitas pessoas.




Comments


bottom of page