top of page

Secretaria de Saúde promove Aulão de Yoga no dia 3 de abril

Atividade faz parte da Semana da Saúde e da programação dos 105 anos de Erechim

No dia 3 de abril a Secretaria de Saúde realiza um Aulão de Yoga no Seminário Nossa Senhora de Fátima. A atividade, que faz parte da Semana da Saúde e dos 105 anos de Erechim, é aberta para toda a comunidade e iniciará às 8h30.

Conforme explica a secretária de Saúde, Éclesan Palhão, Erechim introduz mais uma prática complementar integrativa no SUS. “Já contamos com rodas de terapia comunitária integrativa, oficinas de musicoterapia comunitária e oficinas plantas medicinais e fitoterapia. E agora a prática de yoga nas Unidades Básicas de Saúde vem a somar com essa iniciativa da Secretaria”, pontua.

Éclesan Palhão também relata que o desafio de trazer práticas como essas aos SUS, tem como foco incentivar as pessoas ao cuidado e estímulo ao movimento do corpo, visando o que preconiza a atenção básica. “Ser saudável e evitar instalação de doenças. Além disso, temos preocupação com quantidade de medicamento que os usuários do SUS retiram das farmácias. Atividade física, o uso de plantas medicinais, a musicoterapia, são práticas que foram estrategicamente pensadas. Ressalto também que a Diretoria de Saúde Mental, foi a primeira a ter essa iniciativa colocada em ação com êxito, o que fez com que se tomássemos a decisão de ampliar para as Unidades de Saúde e comunidade em geral”, disse.

A reorganização dos processos de saúde e a criação de novos dispositivos de assistência em saúde, no intuito de promover saúde e prevenir doenças é o objetivo Secretaria de Saúde de Erechim que vem trabalhando, de modo a fortalecer a integralidade do cuidado e a melhoria contínua dos serviços de saúde.

A intenção é a criação de políticas de saúde locais que contemplem as abordagens alternativas, integrativas e complementares, conhecidas como PICs. No Brasil, as PICs são regulamentadas no SUS pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e já reconhecidas com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Dentre as Práticas Integrativas e Complementares listadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares encontra-se a yoga.

A yoga é prática corporal e mental de origem oriental utilizada como técnica para controlar corpo e mente, associada à meditação. Apresenta técnicas específicas, que se referem a tradições especializadas, e trabalha os aspectos físicos, mental, emocional, energético e espiritual do praticante com vistas à unificação do ser humano em si e por si mesmo.


Entre os principais benefícios obtidos por meio da prática do yoga estão a redução do estresse, a regulação do sistema nervoso e respiratório, o equilíbrio do sono, o aumento da vitalidade psicofísica, o equilíbrio da produção hormonal, o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da capacidade de concentração e de criatividade e a promoção da reeducação mental com consequente melhoria dos quadros de humor, o que reverbera na qualidade de vida dos praticantes.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.


Em caso de chuva, o evento será cancelado.

bottom of page