top of page

Secretaria de Saúde realiza mutirão de colocação do implante Implanon, uma iniciativa inédita no SUS




No último sábado (17), a Secretaria de Saúde de Erechim promoveu um mutirão de colocação do implante Implanon no Centro de Referência da Mulher. A ação organizada pelo Setor Materno Infantil é inédita no Sistema Único de Saúde (SUS) de Erechim e contou com a participação de aproximadamente 40 pacientes que atendiam a uma lista de critérios, incluindo a comprovação de renda.


A iniciativa visa oferecer uma opção contraceptiva segura e eficaz para as mulheres que desejam planejar sua família e ter maior controle sobre sua saúde reprodutiva. O implante Implanon é um dispositivo subcutâneo, do tamanho de um palito de fósforo, que libera gradualmente o hormônio contraceptivo durante um período de três anos.


A secretária de Saúde, Éclesan Palhão, destacou a importância dessa ação inovadora, e ressaltou que o mutirão de colocação do implante Implanon representa um marco no sistema de saúde de Erechim. “Estamos oferecendo uma opção contraceptiva de qualidade para as mulheres que dependem do SUS. Essa iniciativa pioneira em Erechim demonstra o compromisso da Secretaria de Saúde em promover a saúde e o bem-estar de nossa população”, afirmou.


A colocação do implante foi realizada por uma equipe de profissionais especializados os pacientes passaram por uma avaliação prévia para verificar se atendiam aos critérios estabelecidos, como renda, histórico médico entre outros.


O mutirão de colocação do implante Implanon é mais um exemplo do comprometimento da Secretaria de Saúde de Erechim em ampliar o acesso aos métodos contraceptivos e promover a saúde reprodutiva das mulheres. A iniciativa contribui para a redução da taxa de gravidez precoce ou indesejada e possibilita que as mulheres exerçam sua autonomia na escolha do melhor momento para engravidar, melhorando, assim, sua qualidade de vida e a de suas famílias.


Para ter acesso ao Implanon a paciente deve procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação dos critérios pela equipe da Saúde Pública de Erechim.

Commentaires


bottom of page