top of page

Secretaria de Meio Ambiente participa do Seminário e Fórum de Meio Ambiente na URI



A Secretaria de Meio Ambiente, através da Diretoria de Educação Ambiental, participou da programação do III Seminário Municipal de Meio Ambiente e XIX Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho, nos dias 5 e 6 de junho, na URI Erechim, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

O evento, promovido pela universidade, juntamente com a 15ª Coordenadoria Regional de Meio Ambiente de Erechim, Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMPAM) e Secretaria de Meio Ambiente, teve como tema central em 2023 “A Juventude no Enfrentamento à Crise Climática”.

O Fórum é destinado para jovens de 14 a 24 anos e busca se constituir como um espaço de estudo e reflexão sobre temas socioambientais de importância local e global. Além de um evento, o Fórum é um processo de formação, e contribuiu para mobilizar os jovens que habitam o território, para pensar e agir, ou seja, para conhecer os problemas existentes na região, investigar sobre esses temas e desenvolver projetos de intervenção, com a intenção de contribuir na construção de territórios sustentáveis.

As mudanças climáticas causadas pela ação humana são um fenômeno comprovado pela ciência, são emergenciais e irreversíveis para a atual geração. Trata-se de um fenômeno complexo, multidisciplinar e abrangente e, de uma forma ou de outra, em maior ou menor escala, suas consequências afetarão a todos, em todos os lugares. E o cenário climático atual exige a adoção de novas escolhas no estilo de vida de nossa sociedade, mudanças de atitudes individuais e coletivas na relação com o meio natural, rupturas paradigmáticas, mudanças de valores no uso e na apropriação dos recursos e fontes energéticas e na experimentação de diferentes alternativas de postura em relação a manutenção da vida na Terra.

Dessa forma, a programação do Fórum foi voltada ao Enfrentamento da Emergência Climática, com as seguintes palestras: Pensando nas Mudanças Climáticas e Suas Consequências para Nós - Palestrante Dra. Carina Pestch – UFSM; e Contribuições de Pesquisas Colaborativas para a Prevenção de Desastres Socioambientais – Palestrante Rafael Damasceno – CEMADEM. A programação ainda foi constituída por diversos minicursos, rodas de conversa e mesas redondas, organizadas por alunos e professores das escolas da Região Alto Uruguai.

A Secretaria de Meio Ambiente esteve presente com uma Mostra de Resíduos Sólidos, onde servidoras da pasta demonstraram a importância da reciclagem do lixo, e ressaltaram o valor do trabalho das Associações de Recicladores do município. O objetivo da ação foi sensibilizar os estudantes a respeito da problemática do lixo, condições de trabalho dos recicladores e sobre a responsabilidade e contribuição de cada uma para a preservação do meio ambiente. Além disso, foi feita a doação de uma espécie nativa e de materiais orientativos para cada escola visitante, visando o engajamento dos alunos em ações sustentáveis.

--

Comments


bottom of page