top of page

Saúde e Turismo ficam em primeiro lugar no 4º Prêmio Boas Práticas da Gestão Municipal da Famurs

Na saúde, a proposta foi repensar o tratamento coercitivo e compulsório do sujeito em uso problemático de álcool e outras drogas e em sofrimento psíquico; e no turismo, incentivar a manutenção dos produtos turísticos, tanto da área urbana quanto na área rural, colocando a atividade no eixo econômico do município




O município de Erechim, mais uma vez, se destaca e tem reconhecido dois projetos em primeiro lugar no 4º Prêmio Boas Práticas da Gestão Municipal promovido pela Famurs e realizado na noite desta quarta-feira (23), no Centro de Evento de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. O objetivo do evento é reconhecer e estimular a realização de práticas bem-sucedidas e inovadoras nos municípios gaúchos. Duas iniciativas foram premiadas, uma na saúde, com o Núcleo Erechinense de Ação das Internações Compulsórias (NEAIC) e outra no turismo, com a Linha Turismo Erechim.

O 4º Prêmio Boas Práticas da Gestão Municipal premiou 45 dos 557 projetos avaliados que contemplavam 15 áreas de atuação: Assistência Social; Comunicação Social; Cultura; Desburocratização; Desenvolvimento Rural; Direitos Humanos; Educação; Fazenda; Ecossistemas de Inovação; Meio Ambiente; Melhor Idade 60+; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; Segurança Pública; e Turismo.

Prêmio da Saúde

O Núcleo Erechinense de Ação das Internações Compulsórias é uma estratégia para assegurar e humanizar o acesso à saúde mental.

“O núcleo é uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria de Saúde de Erechim, e tem o objetivo de articular as instâncias jurídicas e de saúde do município para repensar o tratamento coercitivo e compulsório do sujeito em uso problemático de álcool e outras drogas e em sofrimento psíquico, que exigem determinação judicial para internação hospitalar. Ele também vai regular os fluxos de cuidado da rede assistencial de saúde, por meio do uso racional dos recursos terapêuticos, de modo a potencializar as ações desenvolvidas, sobretudo, em situações extremas, como as das internações compulsórias. O público-alvo são as pessoas com transtornos mentais severos e persistentes e em uso problemático de álcool e outras drogas do município de Erechim”, explicou a secretária de Saúde, Eclesan Palhão.

Prêmio de Turismo

“O objetivo da Linha Turismo Erechim é proporcionar passeios turísticos aos turistas visitantes e população local, incentivar a manutenção dos produtos turísticos, tanto da área urbana quanto na área rural, colocando a atividade no eixo econômico do município. O projeto divulga, também, os atrativos turísticos de Erechim tornando a cidade indutora de turistas nos segmentos de negócios e eventos, rural, cultural, de saúde e bem-estar e educacional. O projeto é voltado para turistas visitantes, o turista-cidadão e a comunidade em geral”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski.

Contribuição de todos

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, logo após a premiação, dedicou os dois prêmios a todos os servidores e secretários do município. “Levamos na área da saúde e no turismo o primeiro lugar no Estado do Rio Grande do Sul, e isso é uma conquista coletiva, de todos nós, de cada um dos nossos servidores, muito obrigado por vocês construírem esta vitória juntos”, ressaltou o prefeito, Paulo Polis.

bottom of page