top of page

Santa Terezinha recebe o novo Centro de Diagnóstico por Imagem

Setor estava situado numa área muito antiga, que necessitava de melhorias para a qualificação dos serviços.


A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) entregou oficialmente à comunidade o novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). A solenidade acontece no sábado (15) no CDI da Casa de Saúde. Estiveram presentes o prefeito de Erechim, Paulo Polis; o vice-prefeito, Flávio Tirello; o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Alves Bento; o diretor Executivo da FHSTE, Jackson Arpini; o diretor Administrativo, Márcio Pires; a diretora Financeira do Hospital; Camila Constanzi Amaral; o diretor Técnico da Casa de Saúde, Celso Lago; o prefeito de Jacutinga representando a Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Beto Bordin; o vice-presidente da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Fábio Vendrúsculo; o médico responsável pelo CDI, Fernando Boscatto; o coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mário Ceron, imprensa, comunidade, pacientes, servidores municipais e demais autoridades e representantes de entidades.


A obra

O novo Centro de Diagnóstico por Imagem teve sua área física totalmente revitalizada, com substituição do piso, portas, sanitários, pintura e substituição do forro por gesso high clean, que facilita os serviços de manutenção da rede elétrica, hidráulica e gases.

O espaço recebeu todas as longarinas novas e também um novo aparelho de Raio X Digital, com tecnologia de ponta. A obra foi realizada mediante parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, que repassou o recurso específico para esta finalidade, na ordem de R$ 500 mil.


Números de diagnósticos por imagem

O setor diariamente atende um número expressivo de usuários (externo e internados) que buscam o CDI para realização de exames de raio x, tomografias, mamografias e ultrassonografias, entre outros.

Em 2022 o setor realizou para a comunidade SUS, mais de 76 mil exames de imagens, sendo uma média de 6,3 mil exames por mês somente no período. “Em 2023 a demanda já é consideravelmente mais elevada, o que é comprovada pelos relatórios do Hospital Santa Terezinha. Ao todo, desde janeiro, já foram realizados mais de 35 mil exames, sendo em média 7,1 mil exames por mês”, explica Jackson Arpini, reforçando a necessidade no novo CDI.

Ainda, segundo a direção da Casa de Saúde o setor estava situado numa área muito antiga, que necessitava de melhorias para a qualificação dos serviços.


Parcerias para melhoria da saúde pública

“Temos clareza que esta obra de melhorias físicas e aquisição de equipamento foi possível graças a sensibilização e compreensão do Poder Legislativo, que destinou o recurso para que pudéssemos atender esta importante demanda. Foi uma construção coletiva. Além disso, esse novo CDI vem ao encontro das demandas da FHSTE que atua para atender com cada vez mais eficiência e qualidade tecnológia com equipamentos de ponta a população regional”, pontua o diretor executivo da FHSTE, Jackson Arpini.

Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis essa é mais uma conquista coletiva que traz melhorias significativas para a saúde pública de Erechim e Região Norte. “O nosso Hospital Santa Terezinha é referência regional no atendimento pelo SUS. Por isso, hoje é mais um dia em que celebramos avanços que estão disponíveis para a promoção da saúde. Esse é um momento muito importante para a cidade e a população. O Hospital Santa Terezinha representa o cuidado com as pessoas e um atendimento especializado. Ele envolve um olhar especial sobre o Hospital, que já avançou muito nos últimos anos e receberá ainda mais investimentos para atender a população de forma qualificada. Esse é um compromisso que assumimos e que estamos cumprindo”, afirma o prefeito.


Próximas etapas

O Hospital está trabalhando agora para concluir a segunda etapa que contempla a instalação do novo mamógrafo digital, numa parceria com os vereadores da Bancada do MDB. Para tanto estão sendo finalizados os projetos estruturais para que a sala atenda os requisitos técnicos para receber o novo equipamento.

댓글


bottom of page