A família de Eduardo lançou uma campanha para arrecadar fundos e garantir que ele tenha acesso à terapia que pode transformar sua vida.
Um menino de 10 anos, morador de Erechim, é alvo de uma campanha que vem mobilizando pessoas de diversos lugares. É o Eduardo, ou simplesmente Dudu. Ele tem 10 anos e foi diagnosticado em 2018 com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), uma doença genética rara que afeta principalmente meninos: são aproximadamente 1 a cada 3.500 nascidos do sexo masculino com a doença. A DMD é causada pela ausência da distrofina, uma proteína essencial para a saúde muscular, e provoca a degeneração progressiva e irreversível dos músculos esqueléticos, além de impactar a musculatura cardiorrespiratória.
Atualmente, uma nova esperança surge para pacientes com essa doença. É a terapia gênica Elevidys. Desenvolvida nos Estados Unidos e aprovada pela FDA - órgão que funciona como a Anvisa no Brasil -, essa medicação única oferece a possibilidade de interromper a progressão da doença. Administrada em dose única, a terapia corrige o gene defeituoso responsável pela produção da distrofina. O custo do tratamento no Brasil, porém, é alto, cerca de R$ 17 milhões. A família de Eduardo lançou uma campanha para arrecadar fundos e garantir que ele tenha acesso à terapia que pode transformar sua vida. A vakinha é administrada pelos pais de Eduardo, Deivisson Costa e Raquel Lorensi.
Além disso, são diversas as iniciativas no sentido de auxiliar o Dudu nessa jornada. Tudo pode ser conferido nas redes sociais, no perfil @salveodudu no Instagram, onde estão links para as ações que estão sendo desenvolvidas para ajudá-lo a chegar a esse valor, tais como a Vakinha e uma rifa.
Além disso, localmente, são várias ações para arrecadar valores, como a pizza solidária promovida pelos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da URI, uma corrida solidária organizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da URI; um Costelão Beneficente, entre outras iniciativas que podem ser conferidas pelo perfil @salveodudu e pelos perfis dos pais do Eduardo, @lorensiraquel e @deivisson_costa.
Comments