top of page

Romaria da Salette no Ano Jubilar Ordinário 2025 om bênção apostólica do Papa Leão

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 29 de set.
  • 3 min de leitura

A Romaria teve como tema: “Com Salette, missionários da Esperança” e como lema: “Há 90 anos caminhando na fé, renovando a esperança e praticando a caridade!”


ree

A noite deste sábado para domingo, de 27 para 28 de setembro, foi de bastante chuva na região norte do Estado. Mas o domingo foi sem chuva, com nuvens e sol não muito intenso, favorecendo a participação de muitos fiéis na 90ª Romaria da Salette em Marcelino Ramos. Como a chuva não veio no início da noite, houve muitos peregrinos também na missa às 19h na Igreja São João Batista no centro da cidade e da procissão luminosa após a celebração até a montanha do Santuário.


Nos dois dias houve diversas celebrações no Santuário e atendimento de confissões por diversos padres na capela da reconciliação. No domingo, após a missa na igreja do centro da cidade, houve procissão que culminou com a missa campal em frente ao Santuário, presidida por Dom Adimir Antonio Mazali, Bispo diocesano de Erexim, e concelebrada pelo superior da Província Imaculada Conceição dos missionários saletinos do Brasil com sede em Curitiba, Pe. Leonir Nunes dos Santos, e um dos padres do Santuário. O Reitor do Santuário, Pe. Renoir Juslei Dalpizol, participou da animação da procissão. O Reitor do Seminário N. Sra. de Fátima de Erechim, Pe. José Carlos Sala, animou o canto com outros instrumentistas e cantores.


Como o domingo era o Dia Nacional da Bíblia, ela foi entronizada numa locomotiva de trem, recordando a chegada dos missionários saletinos em Marcelino Ramos em 1928, início da construção da estrutura que se tornaria o atual Santuário Nossa Senhora da Salette.


A Romaria teve como tema: “Com Salette, missionários da Esperança” e como lema: “Há 90 anos caminhando na fé, renovando a esperança e praticando a caridade!”.


A homilia de Dom Adimir


De início, ressaltou os 90 anos de romaria a N. Sra. da Salette e o pedido de oração pela paz no mundo do Papa Leão XIV. Saudou o superior provincial dos missionários saletinos, o Reitor do Santuário e o Pároco da Paróquia local, as autoridades, o grupo “Mães que oram pelos”, a exemplo de Maria que acompanhou seu Filho Jesus até a morte na cruz, o grande número de romeiros presentes e os que estavam acompanhando pelas redes sociais. Todos estavam manifestando sua confiança na intercessão de Maria em sintonia com o Jubileu. Recordou as primeiras palavras da “Bela Senhora” aos dois videntes, Maximino e Melânia, nos Alpes da França “Vinde, meus filhos, não tenhais medo”. Ela as repete a todos os seus devotos. Ela foi descrita por eles como bela, mas seus olhos estavam lacrimejando pelos males do mundo, sociais e climáticos. Lembrando o Mês da Bíblia com seu dia nesse domingo, referiu-se à primeira leitura, a aliança que Deus estabelece com Noé tendo como sinal o arco-íris e o evangelho apresentando Maria junto à cruz, quando nô-la deu por Mãe, confiando-a São João. Em relação à segunda leitura, a afirmação de São Paulo de que em Cristo somos nova criatura e seu pedido a deixar-se reconciliar com Deus. O bispo exortou, então, a pedir a Maria que interceda pela santificação de todos, pela superação da violência e a ter o coração aberto para acolher o pedido de penitência e oração que ela fez na aparição em Salette, na França.


A bênção apostólica do Papa Leão XIV


Antes da bênção final, o superior provincial dos saletinos, Pe. Leonir, deu a mensagem do Papa concedendo a bênção apostólica ao Reitor do Santuário e a todos os peregrinos que a ele se dirigem, invocando para eles renovada efusão de graças celestiais e que lhes mantenha vida chama da esperança por ocasião deste ano jubilar.

 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page