top of page

Revitalização do Centro Cultural 25 de Julho é entregue oficialmente para comunidade


O Centro Cultural 25 de Julho abre, novamente, as suas portas ao público, depois de receber a maior revitalização da sua história, desde que foi inaugurado em 1983. Os investimentos são superiores a R$ 1,5 milhão. Com capacidade para 467 lugares sentados, a reinauguração oficial ocorreu, na noite deste domingo (25), a casa estava praticamente cheia e contou com a apresentação do humorista gaúcho, Guri de Uruguaiana. A programação iniciou no dia 22 e vai até hoje, segunda-feira (26).

Estavam presentes na solenidade oficial, o prefeito, Paulo Polis, o vice-prefeito, Flavio Tirello, presidente da Câmara de Vereadores, Jurandir Pezzenatto, a secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Margarete Oldoni, e a presidente do Conselho do Centro Cultural 25 de Julho, Marlei Klein.

“Momento único”

A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, afirma que as obras melhoraram o Centro Cultural em todos os aspectos, e o colocam, novamente, no roteiro de grandes espetáculos estaduais e nacionais, promovendo a cultura na cidade de Erechim.

“Este é um momento único. O Centro Cultural há mais de 40 anos não sofria uma intervenção como esta, requalificação de todo o seu espaço. A comunidade cultural local reivindicava há algum tempo esta obra. Entendemos esta necessidade, porque a cultura é fundamental no desenvolvimento da sociedade. Agradecemos a confiança do prefeito Polis e a parceria da Câmara de Vereadores. Quando todos trabalham juntos o resultado é positivo”, observa a secretária, Carla Talgatti.

Ela acrescenta que a cultura é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. “Para que ela seja mais humana, criativa, tenha senso crítico, e, também mais empatia. A arte e a cultura contribuem muito para o desenvolvimento integral do ser humano”, ressalta a secretária, CarlaTalgatti.

Câmara

O presidente da Câmara de Vereadores, Jurandir Pezzenatto, disse que o Poder Legislativo é parceiro da cultura e, por isso, contribuiu para a revitalização do Centro Cultural 25 de Julho. “Aproveitem, utilizem este belo empreendimento cultural. A Câmara de Vereadores está à disposição de vocês”, destaca o presidente.

“Há muito tempo esperávamos esta revitalização”

O prefeito, Paulo Polis, inicialmente, chamou a presidente do Conselho do Centro Cultural 25 de Julho, Marlei Klein, para falar com a comunidade. “O teatro 25 de Julho é referência no estado. Há muito tempo esperávamos esta revitalização e, felizmente, temos a graça de reinaugurar esta bela casa, aproveitem porque tudo isso é de vocês”, comenta Marlei.

“A arte existe porque a vida não basta”

O prefeito, Paulo Polis, lembra que a obra foi executada em quatro etapas, inicialmente, obra civil com reformas e restaurações, melhorias em toda parte hidráulica, sanitária, esgoto, pisos, paredes e rede elétrica, modernização de som e luz do auditório, mobiliário dos camarins e reestruturação dos jardins externos.

“O 25 de Julho ficou novo e é isso que a nossa comunidade merece. Para se ter uma ideia, no ano de 2022, de 365 dias, durante 300 dias houve espetáculos de todas matizes, aqui é o palco de cada um de nós. De todas as entregas que temos feito, em áreas estratégicas, como saúde, educação, esta é uma obra muito importante para cultura, por tudo que este local representa e já fez em 41 anos de história”, explica o prefeito Polis.

“Vamos continuar trabalhando para que o Centro Cultural 25 de Julho pulse cultura, arte, grandes espetáculos, porque uma cidade, que está em pleno emprego e trabalha muito, também precisa de lazer e entretenimento, precisa de cultura, isto é fundamental. A arte existe porque a vida não basta. Sejam bem-vindos ao novo 25 de Julho”, ressalta o prefeito









Polis.

Comments


bottom of page