top of page

Reunião na AMAU para alinhar detalhes para recursos aos hospitais de pequeno porte

Prazo para entrega de documentos para adesão ao programa estadual foi prorrogado e na próxima segunda-feira, 25, acontece reunião com a Secretaria Estadual de Saúde



Reunião realiza na quinta-feira, 21, na sede da AMAU, reuniu prefeitos e membros das administrações dos hospitais de pequeno porte do Alto Uruguai. Estiveram presentes os prefeitos de Jacutinga, Beto Bordin; prefeito de Gaurama, Leandro Puton; e o prefeito de Mariano Moro, Irineu Fantin.

Recentemente o governo do RS, através da Secretaria de Saúde, liberou R$ 30 milhões para estes hospitais, para valorizar as pequenas casas de saúde. E no Alto Uruguai, são quinze municípios que podem ser beneficiados com a recuperação de seus hospitais, reformas, ampliação e equipamentos.

O objetivo é ofertar atendimentos de urgência, internações clínicas e cirúrgicas, exames de diagnóstico, tratamento e reabilitação de usuários em regime 24 horas. Além das situações diárias, os hospitais de pequeno porte servem também como retaguarda dos atendimentos de média complexidade para os hospitais de médio e grande porte, possuindo papel fundamental no suporte da referência e contra referência aos demais níveis de complexidade da rede SUS.

A reunião de quinta-feira, foi a terceira sobre o tema, em função do Estado ter prorrogado o prazo para entrega dos projetos, para selecionar os hospitais de pequeno porte que irão ser beneficiados e serviu para alinhar detalhes, já que na próxima segunda-feira, 25, prefeitos se reúnem em Porto Alegre com a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann.

Beto Bordin, prefeito de Jacutinga, afirma que foram trabalhados alguns temas importantes durante a reunião: “a comissão dos municípios do RS, que representam os hospitais foi convocada para reunião com a secretária Arita na próxima semana para tratar a liberação dos alvarás, do financiamento destes hospitais, entre outros assuntos. Alguns municípios inclusive já entregaram projetos e estão em avaliação e os demais receberam orientações para fazer a entrega”, pontuou o prefeito.

O prefeito de Gaurama, Leandro Puton, reforça que a reunião serviu para avaliar os encaminhamentos dos hospitais em relação aos recursos disponibilizados pelo Estado. Puton foi um dos prefeitos do RS, que levantou a necessidade deste debate de qualificar os hospitais de pequeno porte ainda no ano de 2017, quando foi montada uma comissão de prefeitos do RS, para dialogar com a Secretaria Estadual de Saúde e com parlamentares da Assembleia Legislativa.

Os 15 municípios do Alto Uruguai, que podem se habilitar pelos recursos são: Aratiba, Áurea, Benjamin Constant do Sul, Erval Grande, Mariano Moro, Três Arroios, Campinas do Sul, Jacutinga, Gaurama, Estação, São Valentim, Severiano de Almeida, Marcelino Ramos, Viadutos e Itatiba do Sul.


Comentarios


bottom of page