Na noite do dia três de abril, quarta-feira, tendo como local o Salão de Eventos da CDL Erechim, foi realizada uma reunião aberta de Sensibilização para a retomada dos trabalhos do Conselho de Desenvolvimento de Erechim (Coder) no ano de 2024.
A presidente do CODER, Arlei Balestin Cavalletti, deu as boas-vindas a todos os presentes, destacando a grande participação de pessoas neste evento que busca sensibilizar a todos para a retomada dos trabalhos neste novo ano. “Muito já foi alcançado de concreto desde o início dos trabalhos do Coder em 2019. Vencemos muitas etapas e agora vamos seguir promovendo a integração das entidades organizadas visando o desenvolvimento continuado e sustentável do município de Erechim. O que todos queremos é construir juntos a cidade que se quer para o futuro”, destacou a presidente.
Em seguida o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, usou da palavra, em nome do Governo Municipal, manifestando a satisfação de ver o Coder trabalhando ativamente junto ao poder público apontando necessidades e propondo oportunidades de projetos que visam a construção de uma cidade melhor. Agradeceu a todos os integrantes do poder público que fazem parte de um dos sete grupos de trabalho do Conselho, especialmente aos secretários municipais, e confirmou que o governo seguirá presente em todas as ações desenvolvidas pelo Coder.
Na sequência os consultores Sílvio Barros e Márcia Santin, da cidade de Maringá/PR, fizeram uma apresentação sobre a importância de um Conselho de Desenvolvimento como o Codem (em Maringá) e o Coder (em Erechim). Eles conclamaram a todos os presentes para seguirem participando ativamente dos GTs (Grupos de Trabalho) que retomarão suas reuniões a partir deste mês. E também deixaram o convite para que mais pessoas e entidades associem a esta ideia.
Durante a apresentação foi aberto espaço para que os coordenadores ou representantes dos sete GTs falassem sobre o andamento dos trabalhos.
Finalizando, a presidente do Coder, Arlei Balestrin Cavaletti, e os vice-presidentes da entidade, Fábio Vendruscolo e Rosane Zanardo, agradeceram a grande presença de pessoas neste evento e voltaram a convidar para que todos façam parte dessa construção coletiva e colaborativa por um Erechim ainda melhor.
O CODER
O Conselho de Desenvolvimento de Erechim (CODER) nasceu do anseio de entidades representativas e empresários de diversos segmentos da sociedade civil, em auxiliar e trabalhar ativamente junto ao Poder Público, tendo caráter consultivo e deliberativo, em projetos de desenvolvimento econômico sustentável com a finalidade enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades propondo e fazendo executar projetos de forma organizada e constante e pró-ativa na construção do futuro.
Esse Conselho não substitui, não se sobrepõe e não conflita com os demais conselhos instituídos.
Tem como objetivos promover a integração das entidades organizadas visando o desenvolvimento continuado e sustentável do município de Erechim. Construir a cidade que se quer para o futuro.
A ideia da criação do Coder surgiu em uma tarde de sábado, dia 11 de maio de 2019, em uma conversa com conselheiros da ACCIE, que são ex-presidentes e diretores, que após deixarem o cargo passam a assumir essa função na entidade.
Nestes encontros/conversas foram convidando mais integrantes de outras entidades para debaterem o que poderia se fazer para ajudar e acelerar o desenvolvimento de Erechim.
Em uma das reuniões foi apresentado o “Case” de Maringá por um dos presentes e é o que tem motivado e sido o norteador de todas as ações.
Hoje fazem parte do Coder as seguintes entidades e pessoas:
ACCIE
ACCIE Jovem
ACE - Associação dos Contabilistas
CDL Erechim
CREDENOR
IAB Núcleo Erechim
OAB Subseção de Erechim
Observatório Social do Brasil - Erechim
SEAE
SEBRAE RS
Senac Erechim
Sesc Erechim
Sindicato Rural de Erechim
Sicredi UniEstados
Sindilojas Alto Uruguai
Sindivest AU
Sinduscon Erechim
Unimed Erechim
Unindústria
URI Erechim
Conselho de Ex-Presidentes e diretores:
Arlei Cavaletti
Claudionor Mores
Deoclécio Corradi
Evandro Luís Fhynbeen
Mário Luiz Cavaletti
Maximino Tormen
Nilton Miguel Groch
Roland Koller
Walmir Badalotti
Comments