top of page

Representantes paroquiais de catequese da Diocese de Erexim refletem sobre o seu serviço da coordenação


No seu primeiro encontro deste ano, representantes do setor de Iniciação à Vida Cristã de paróquias da Diocese de Erexim aprofundaram a natureza e metodologia do seu ministério da coordenação.

Acolhidos pela coordenadora diocesana do setor, Tânia Madalosso, os participantes tiveram a palavra do coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, Pe. Jair Carlesso. Ele ressaltou a generosidade de cada um e cada uma no seu serviço às comunidades. Destacou a importância e a necessidade do seguimento do plano diocesano vigente para se caminhar em unidade.

Padre Jean Demboski, um dos assessores do setor, enfatizou a riqueza do subsídio catequético da diocese. Chamou atenção para o uso correto do mesmo, observando suas particularidades.

Em seguida, com texto iluminador, passou-se para o aprofundamento do assunto proposto.

O subsídio apresentou aspectos da realidade atual da catequese com diversas experiências e métodos, bem como desafios. Alertou para a necessidade do planejamento com métodos adequados, superando a improvisação, como também cuidando da animação dos catequistas num clima humano-afetivo. Nisso está a missão do/a coordenador/a, de quem depende em grande parte o andamento da catequese. O texto apresentou também o conceito e a dinâmica da coordenação. Cabe-lhe a união de esforços, de objetivos comuns e de atividades comunitárias, evitando o paralelismo, o isolamento na ação catequética.

Após a reflexão, houve tempo para comentários e colocação em comum de aspectos da experiência pessoal na coordenação catequética paroquial.

O encontro foi concluído com breve reflexão a semente da vida e com a bênção do também  assessor do setor, Pe. Dirceu Dalla Rosa.

 


Comentários


bottom of page