top of page

Rede municipal sinaliza data de volta às aulas presenciais em 5 de outubro

A retomada depende necessariamente da permanência na bandeira laranja e definição sobre o retorno ainda deverá ser discutida no decorrer da próxima semana pela Prefeitura de Erechim




No fim da tarde de hoje será divulgada uma nova atualização das bandeiras do distanciamento controlado no Rio Grande do Sul. Caso a região de Erechim seja classificada novamente com bandeira laranja – assim como ocorreu na semana passada – o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede municipal já tem data sinalizada para o possível retorno: o dia 5 de outubro, começando pelas turmas de pré-escola, e anos iniciais e finais do ensino fundamental. A retomada depende necessariamente da permanência na bandeira laranja, tendo em vista que um dos requisitos para a volta das atividades nas escolas é que a região esteja há duas semanas consecutivas com risco epidemiológico médio.

O secretário municipal de Educação, Juliano Rizzi, explica que, a data é apenas uma sinalização por parte do Centro de Operação de Emergência (COE) local, e que a definição, de fato, ainda deverá ser discutida no decorrer da próxima semana. Caso a região venha a ser classificada novamente com bandeira vermelha, o retorno será adiado mais uma vez. Da mesma forma, se a classificação de risco epidemiológico alto ocorrer posteriormente, as atividades presenciais voltarão a ser suspensas. Conforme decreto do governo do Estado, inicialmente estão permitidos o retorno das atividades para a educação infantil. No entanto, por orientação do COE, a Prefeitura de Erechim optou pela não retomada das etapas de berçário e maternal devido à necessidade de readaptação das crianças, que costuma ser mais lenta, e por entenderem que, por se tratar de crianças mais pequenas, o controle é mais difícil. Se decidido pelo retorno, no caso das escolas que retornarem, as aulas serão somente em um turno e com alternância entre aulas presenciais e aulas remotas. A volta às aulas depende ainda de definições que vão ocorrer no âmbito da Amau.

bottom of page