Iniciativa busca guiar e auxiliar os jovens a otimizarem seu aprendizado no sistema híbrido de ensino
O estudo através do ambiente virtual existe no Brasil desde os anos 90, contudo, se intensificou após o surgimento da pandemia da Covid-19, em 2020. Diante desse cenário, espaços e profissionais precisaram adaptar sua forma de ensinar, aprender e acolher os novos recursos e métodos para produzir e compartilhar conhecimento. A Rede Marista e, junto com ela, o Colégio Marista Medianeira de Erechim, visualizou uma oportunidade de tornar o ensino online/virtual ou híbrido um potencializador do processo de aprendizagem no ambiente escolar.
Dessa forma, a partir do ano de 2023, além da Formação Geral Básica e dos Itinerários Optativos que abrangem o Novo Ensino Médio da Rede Marista, os estudantes deste nível de ensino, mais precisamente do 2º ano, participarão de Unidades Curriculares Optativas Online disponibilizadas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sendo elas: Influenciadores e Marketing Digital; Relações Étnico-Raciais; Negócios Digitais; Trabalho Integrado em Saúde; Artes e Linguagens Visuais; Sustentabilidade; e Introdução ao Mercado Financeiro e de Capitais. Cada estudante pode optar em cursar uma oficina para cada semestre do ano letivo.
Diante desse novo modelo de oferta e com o objetivo de propor aos estudantes uma condição diferenciada no ensino híbrido e um momento de formação sobre o ofício de “ser estudante”, além de como estudar da maneira correta no ambiente físico e virtual, a Rede Marista deu início ao projeto “Eu, estudante online”, com estudantes e professores do Ensino Médio dos colégios da Rede Marista. No Marista Medianeira, o projeto abrangerá os estudantes do 1º e 2º ano, sendo composto por 7 encontros virtuais, durante o horário de aula, com a Psicopedagoga e Neuropsicóloga do Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem “Qualifique”, Andréia Gonçalves. O primeiro encontro aconteceu no dia 7/3, sob o tema “Significar conceitualmente o propósito de ser estudante (ofício).”
As intencionalidades do projeto são compostas por 4 eixos norteadores: Propósito, Autoconhecimento, Metacognição e Técnicas de Estudo Eficientes. O último encontro será realizado também com as famílias dos estudantes que participarem, com o propósito de partilhar as premissas do projeto e ampliar a visão dos pais sobre o processo de educação híbrida. Para a Diretora do Colégio, Cheila Milczarek, “o projeto atende uma necessidade importante e emergencial deste novo tempo, no qual somos desafiados a desenvolver nossa aprendizagem em diferentes contextos e espaços. Precisamos refletir de maneira intencional sobre as atitudes que envolvem o aprender, somente desta forma aproveitaremos melhor a nossa capacidade cognitiva.”
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