Reconstrução das Escolas Municipais garante retorno seguro às aulas em Erechim
- Najaska - Jornalismo

- há 11 minutos
- 2 min de leitura
Obras de reconstrução garantem ambientes seguros para o retorno às aulas a partir de 18 de fevereiro

Após o forte temporal que atingiu Erechim no dia 23 de novembro do ano passado, a Prefeitura intensificou os trabalhos de reconstrução e recuperação das escolas do Sistema Municipal de ensino. As obras seguem em ritmo acelerado para garantir que tudo esteja preparado para a volta dos estudantes, com ambientes seguros, adequados e acolhedores.
Diversas unidades receberam melhorias estruturais, especialmente na substituição de telhados, forros, pisos, instalações elétricas, pintura e ampliação de espaços. Os investimentos abrangem tanto escolas de Educação Infantil quanto de Ensino Fundamental, atendendo diferentes bairros do município.
De acordo com o prefeito Paulo Polis, a prioridade da administração foi agir rapidamente para minimizar os impactos causados pelo temporal. “Desde o primeiro momento, nossa preocupação foi garantir a segurança das crianças, estudantes e profissionais da educação. As equipes trabalharam com planejamento e responsabilidade para recuperar as escolas e assegurar que o ano letivo inicie com tranquilidade para as famílias erechinenses”, destacou o prefeito.
A secretária de Educação, Verenice Lipsch, reforça que as intervenções vão além dos reparos emergenciais. “Esse trabalho é resultado de um esforço conjunto para oferecer espaços mais qualificados. Aproveitamos a necessidade de reconstrução para realizar melhorias importantes, que vão refletir diretamente no dia a dia pedagógico e no bem-estar dos estudantes e servidores”, afirmou.
Obras em andamento e melhorias realizadas
Entre as principais ações executadas nas escolas municipais estão:
EMEI Lucas Vezzaro (Bairro Linho): duplicação da escola, ampliação da cozinha, pintura do prédio atual e instalação de subestação de energia.
EMEF Paiol Grande (Bairro Paiol Grande): troca de telhado, forro, pisos e pintura das salas.
EMEF Othelo Rosa (Bairro Presidente Vargas): troca de telhado, forro, pisos e pintura das salas.
EMEI Teodulo (Bairro Três Vendas): troca do telhado; na EMEI Ruther, substituição de algumas telhas.
EMEI Dom João (Bairro Progresso): troca de telhado, forro em algumas salas, ampliação da entrada de energia e melhorias elétricas.
EMEF Dom Pedro II (Bairro Progresso): troca do telhado da escola e do prédio do Castelinho, além de pintura em algumas salas.
EMEF Badalotti (Bairro Atlântico): reparos em telhas no Ensino Fundamental, Educação Infantil e ginásio.
EMEI Madre Alix: troca de forro e substituição de pisos em algumas salas.
EMEI Consolata: troca de telhado, reparos na cobertura da rampa de acesso e forro em algumas salas.
EMEI Barão (Centro): reforma da cozinha/refeitório e do telhado.
EMEF Cristo Rei (Bairro Progresso): abertura de um novo portão no estacionamento para saída de veículos.
Além disso, já estão com telhados totalmente trocados as escolas: Bortolo Balvedi, Vera Sass, Madre Alix, São Cristóvão, Anexo Cecris e Consolata.
Calendário de retorno às aulas
A abertura oficial do ano letivo está prevista para o dia 9 de fevereiro, com o retorno dos professores e servidores do Sistema Municipal de Ensino. Entre os dias 9 e 13 de fevereiro, ocorre a formação continuada dos profissionais da educação, como parte do planejamento pedagógico.
O retorno dos estudantes será gradativo:
18 de fevereiro: início das aulas para alunos do Ensino Fundamental do 2º ao 9º ano;
18 e 19 de fevereiro: entrevistas com as famílias da Educação Infantil e do 1º ano;
20 de fevereiro: início das aulas para a Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental.
Fotos: Comunicação PME








Comentários