top of page

Realizada primeira audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana de Erechim

O objetivo é deixar as pessoas a par das informações de mobilidade que foram levantadas”, disse a engenheira civil, Eliara Riasyk Porto, que apresentou as informações na Câmara de Vereadores



A primeira audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Erechim foi realizada, na tarde desta quinta-feira (1º), na Câmara de Vereadores de Erechim. Na ocasião, foram apresentados os levantamentos de dados de mobilidade urbana já feitos até o momento em Erechim. Estavam presentes o vice-prefeito de Erechim, Flavio Tirello, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades civis e população em geral. O Plano de Mobilidade é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim e coordenada pela Secretaria de Planejamento e será entregue em abril de 2023.


Plano de Mobilidade Humana

Na abertura, o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, disse este é um Plano de Mobilidade Humana e que visa humanizar, modernizar e integrar os espaços urbanos de Erechim, está relacionado ao bem-estar da população, sustentabilidade econômica, social, ambiental, com redução da poluição sonora, visual e atmosférica, emissão de gases do efeito estufa e o consumo de energia do município. “Erechim está andando a passos largos com muitos projetos sendo executados ao mesmo tempo”, disse.


Pauta importante

A vereadora, Sandra Picoli, representando o Poder Legislativo de Erechim, disse que está é uma pauta importante e desafiadora. “Se o município está pensando nisto é porque ele evoluiu e são necessárias as adequações. Este estudo é relevante para pensar a qualidade de vida das pessoas, garantir direitos de cadeirantes e pessoas que andam a pé na nossa cidade”, disse. Ela parabenizou a todos os envolvidos e que ao fim do estudo possa se avançar com propostas para benefício de todos.


Adequação à lei federal

O vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, explicou o porquê deste estudo de mobilidade urbana ser tão importante. “Este Plano de Mobilidade Urbana faz parte da adequação à lei federal 12.587/2012 que visa permitir, entre outras ações, a busca de recursos do governo federal para investimentos no município”, afirma.

Além disso, o Plano de Mobilidade é um trabalho complexo que vem sendo desenvolvido há meses para humanizar e modernizar Erechim. Ele citou as recentes premiações na Famurs e Prêmio Band Cidades, que mostram os grandes avanços do município nas áreas de governança, finanças, transparência, educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico, que irão acarretar mais qualidade de vida à população.


Apresentação

A engenheira civil, Eliara Riasyk Porto, apresentou os levantamentos de dados de mobilidade urbana já realizados até o momento em Erechim. “O foco deste estudo é o ser humano”, disse, inicialmente.

“O objetivo é deixar as pessoas a par das informações de mobilidade que foram levantadas, por exemplo, sobre o sistema de calçadas, trânsito, com a pesquisa origem-destino para saber como é o deslocamento das pessoas e quanto tempo demoram, sobre transporte coletivo, enfim, todos os elementos que compõem o contexto da mobilidade urbana em todos os bairros e regiões do município, já que a cidade foi dividida em sete regiões”, disse a engenheira.


Avaliação

Segundo a engenheira civil, para cada tópico estudado tem uma avaliação. “Por exemplo, no tópico cicloviário, Erechim só tem uma ciclovia com quilometragem baixa, tem potencial de expandir na cidade inteira, mas depende do tipo de ciclovia que pode ser utilizado porque tem limitações de topografia, relevo da cidade. Por outro lado, tem outros potenciais, por exemplo, tem grupos de ciclistas que usam isso como modo de transporte e lazer, isso aparece nos diagnósticos”, comenta.


Participação da comunidade

Ela explica que a empresa está realizando o trabalho de levantamento das informações, mas que é muito importante a participação da comunidade. “Aqui vivem pessoas com uma cultura forte, com histórico de participação de preservação, e isso não consegue aparecer tão claro em documentos. Por isso, a presença das pessoas nas leituras comunitárias, nas audiências públicas, possibilitam estes registros da cultura, dos desejos, anseios da população, para que isso também seja contemplado nas diretrizes que forem construídas futuramente, o que realmente a comunidade espera da cidade. E em Erechim existe espaço de discussão aberto com a comunidade”, enfatiza.

A engenheira civil, Eliara Riasyk Porto, ressalta que o Plano de Mobilidade é uma lei que está sendo construída e para que ela seja efetiva precisa ter adesão e permeabilidade na comunidade. “Por isso, é importante a participação da população nas audiências públicas”, disse.


Audiências públicas

A construção do Plano de Mobilidade prevê a realização de três audiências públicas para participação da comunidade, entidades, empresas e sociedade civil. As datas das duas próximas audiências serão marcadas nos próximos dias.


bottom of page