Prêmio Gaúcho de Sustentabilidade está com inscrições abertas e propõe jornada de impacto para empresas do RS
- Najaska - Jornalismo

- 26 de jun.
- 2 min de leitura
As empresas ou organizações inscritas percorrem uma trilha de aprendizado, com reuniões e um diagnóstico detalhado sobre práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG)

Reconhecer empresas comprometidas com a sustentabilidade e promover uma cultura de impacto positivo nos negócios. Essa é a proposta do Prêmio Gaúcho de Sustentabilidade (PGS), uma iniciativa da AKVO ESG que está com inscrições abertas até 31 de julho para sua segunda edição. A premiação abrange os setores de indústria, comércio e serviços, e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Em entrevista ao estúdio 104 da Rádio Virtual, o biólogo e diretor de estratégia da FAU e da AKVO ESG, Jean Budke, explicou que o PGS surgiu a partir da constatação de que muitas empresas já realizam ações relevantes de responsabilidade socioambiental, mas ainda não reconhecem seu impacto. “Nosso primeiro objetivo é ativar essa percepção. Muitas vezes, as instituições já estão fazendo, mas não sabem que estão fazendo”, destacou.
O prêmio vai além do reconhecimento público. As organizações inscritas percorrem uma trilha de aprendizado, com reuniões e um diagnóstico detalhado sobre práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG). São avaliadas em 20 critérios e recebem, ao final, um relatório completo, um certificado de participação e, conforme a pontuação, um selo em categorias que vão de bronze a diamante.
Segundo Jean, a proposta do PGS é ser inclusiva. Podem participar empresas de todos os portes, desde que tenham CNPJ. “Na edição anterior, tivemos desde pequenas instituições até grandes empresas com faturamento expressivo. O critério de avaliação não é o tamanho da empresa, mas o impacto que ela gera”, explicou.
A primeira edição do prêmio, realizada ao longo de 2024, contou com 12 empresas participantes de diversos segmentos, mesmo em um ano marcado por fortes desafios climáticos no estado. A cerimônia de premiação ocorreu em fevereiro deste ano. Para 2025, a expectativa é de ampliar a abrangência para todo o Rio Grande do Sul. “Estamos recebendo inscrições de municípios que nem estavam no nosso radar. Isso mostra o engajamento crescente em torno da sustentabilidade”, comemorou Jean.
A edição atual culminará em um grande evento de reconhecimento, previsto para dezembro em Porto Alegre. Na ocasião, serão entregues os troféus do prêmio e será realizada uma programação voltada à conexão entre os participantes. “Mais do que o troféu, o PGS representa uma jornada de transformação e a construção de uma cultura de impacto real e duradoura”, pontuou.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.premiopgs.com.br, onde também estão disponíveis o regulamento e todas as informações sobre a participação. A taxa de inscrição é proporcional ao porte da empresa, definido pelo número de colaboradores.
A Rádio Virtual também está inscrita no programa e, ao longo do ano, seguirá acompanhando e divulgando as etapas dessa jornada de impacto.
Assista a entrevista na íntegra:
Por: Najaska Martins








Comentários