top of page

Projeto Juventude Cooperativista realiza ação na Escola Dr. Sidney Guerra, em Erechim (RS)

Desde o mês de maio a Cresol Centro Sul RS/ MS vem desenvolvendo junto aos estudantes do 1ª série do Ensino Médio Integral, da Escola Estadual de Educação Básica Dr. Sidney Guerra, o projeto Juventude cooperativista. O objetivo central deste projeto é contribuir para o desenvolvimento do jovem estudante do Ensino Médio, orientando-o para interagir no meio cooperativo, social, profissional e financeiro de forma saudável e responsável.

Para o estudante Gustavo Hoffmann , “as palestras foram muito boas, aprendi bastante e com certeza mudou minha visão, a palestra com a Nicake aprendi muito tanto na teoria como na prática e tivemos conversas  com muito aprendizado”

 

Para a Supervisora do Ensino Médio  de Tempo Integra da escola,  Cleci Luisa Lovera, “pelo segundo ano consecutivo contamos com a presença da Cresol em nossa escola. Com contribuições relevantes como o desenvolvimento de temas que contribuem na construção do conhecimento acadêmico dos estudantes, com vivências práticas como a da Nicake. Aonde também destaco o comprometimento e a dedicação das colaboradoras Luciana e Gabriela da Cresol.”

Já o estudante Maicon Gomes dos Santos, destaca que a Cresol tem desempenhado um papel muito importante ao promover encontros e atividades que impactam muito as escolas. Desde sessões educativas sobre finanças pessoais até cooperativismo, cada evento tem aberto muito a cabeça dos alunos para diversos temas. Os encontros recentes andam sendo muito incríveis e divertidos, essas palestras com o Nicholas foram incríveis, um sonho realizado. A Cresol continua  sendo um catalisador de mudança, capacitando os alunos a alcançar prosperidade sustentável e econômica.

Desse modo, espera-se contribuir para a construção de um modelo de sociedade que se próxima do meio escolar complementando a proposta pedagógica curricular das instituições parceiras, levando conteúdo sobre a prática cooperativista, educação financeira e empreendedorismo.

O conteúdo pedagógico e a metodologia definida, buscam somar com as Finalidades do Ensino Médio, estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996, e reforçadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017. Sendo assim, de maneira transversal e com perspectivas complementares, o projeto pretende proporcionar momentos de reflexão sobre os eixos propostos e que possam colaborar com o desenvolvimento das Competências e Habilidades para cada Área de Conhecimento, como também para o Projeto de Vida, propicando autoconhecimento e pensamentos sobre planos de futuro.

Após trabalhar o último Eixo do projeto que trata sobre Empreendedorismo, tivemos a participação especial de um jovem empreendedor da cidade, que compartilhou sua trajetória profissional e empreendedora junto aos estudantes. Esse momento foi muito importante e marcante para os estudantes, tanto que a palestra do Nicholas resultou em uma oficina prática de fabricação de brownies e bolo de chocolate. Com receitas simples e gostosas, e o melhor de tudo, com dicas que podem gerar uma renda extra aos  estudantes e seus familiares.

Para o estudante Marlon Miranda Júnior os encontros realizados pela Cresol foram muito legais e educativos, aquelas aulas foram muito importantes para nos ensinar o mundo da educação financeira e nos preparar para a vida adulta e as dinâmicas realizadas também foram muito divertidas.

O Projeto Juventude Cooperativista conta ainda com a visita dos estudantes na Agência Conceito e Presidente Vargas. Agendada para o dia 09/08. E também com a entrega de certificação dos estudantes pela participação no projeto, com data ainda a ser definida. 

Esses momentos e experiências que promovemos e vivenciamos juntos a comunidade escolar é que nos dão o verdadeiro sentido de nossa existência. E acima de tudo, se faz necessário afirmar que a educação é, se não o único, mas o principal meio de transformação de uma sociedade. E nós da Cresol acreditamos sim, que a transformação começa pela educação. 


Comments


bottom of page