Programa Vida e Saúde inicia as atividades do CAPS II

O Programa Vida e Saúde, desenvolvido pelo município, através da Secretaria de Saúde, teve início de suas atividades deste ano com os usuários do CAPS II, momento em que trabalhou a saúde mental e a alimentação saudável.

Falando em saúde mental, destaca-se o “Janeiro Branco”, que é uma campanha ainda nova, mas que merece muita atenção, pois objetiva mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus e promovendo mais possibilidade a todos os indivíduos e a sociedade como um todo.

A campanha pretende mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, porém é necessária a compreensão do conceito sobre o tema de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo.

Com essa ideia o “Janeiro Branco” pretende colocar o tema ao máximo em evidência durante esse primeiro mês do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é na verdade. A campanha ainda é nova, começou em 2014 em Minas Gerais.

Por que janeiro e o branco?

O mês de janeiro foi escolhido para a campanha por alguns motivos. O primeiro é que, em janeiro, as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida.

Os criadores da campanha buscam aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental. Além disso, muitas pessoas passam pela melancolia de fim de ano, e janeiro é um momento em que muitas estão fragilizadas por isso, sendo esse o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente. A cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história sem os tabus e preconceitos que a cercam.

A campanha se mostra de extrema importância não só no âmbito individual, que seria a possibilidade de as pessoas cuidarem de sua saúde mental e seu emocional, mas num sentido mais amplo também.

Janeiro, sendo o primeiro mês do ano, se destaca pelos dias ensolarados e de forte calor, mas também por sua poderosa safra de alimentos tropicais do verão. Algumas frutas, legumes e verduras vivem seus melhores momentos, tanto em relação a sabor, como em nutrientes para a saúde.

Mamão: A fruta contém uma grande quantidade de minerais como riboflavina, cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitamina C, vitamina E. "As enzimas digestivas presentes no mamão ajudam na digestão e inibe a constipação. Podemos utilizar o mamão para fazer salada de frutas, sucos, vitaminas e até picolé com a polpa congelada, refrescando um pouco o verão quente.

Abacaxi: Contém uma boa dose de vitaminas e minerais, tais como a vitamina A, C e do complexo B. Além do zinco, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e sódio. O abacaxi é indicado principalmente nos dias quentes pois é uma fruta com teor de água alto.

Laranja: Rica em fibras alimentares e vitamina C, a fruta ajuda na prevenção de infecções e ainda contém propriedades antioxidantes. Ideal para o verão, pois dela fazemos sucos dos mais simples às mais variadas misturas.

Abóbora, moranga: Rica em carboidratos e fibras alimentares, a abóbora também é uma boa fonte de vitamina A, B, C, E e K. Também podemos encontrar minerais, como ferro, o cálcio, magnésio, fósforo, manganês e zinco que agem em prol de um organismo saudável. Ajuda a manter a circulação sanguínea estável, nos dias quentes é otimo para evitar a queda de pressão devido ao calor.

Beterraba: Por ser rica em vitaminas B1 e B2, a beterraba protege o sistema nervoso, controla o colesterol e protege o coração. "Além disso, tem alto teor de fibras que reduzem a absorção de colesterol no intestino. É perfeita para saladas frias e até picolé, para refrescar a criançada e os adultos.

Abobrinha: Famosa em reduzir o peso e ainda aumentar o valor nutricional da dieta. A abobrinha também ajuda a promover a saúde dos olhos e previne todas as doenças que ocorrem de deficiência de vitamina C, como o escorbuto, esclerose e hematomas. Ajuda a manter o organismo hidratado devido ao alto teor de água presente nela.

Alface: Ideal para ser consumida a qualquer hora do dia, as folhas contém muita água e ajudam na hidratação do corpo. Além de ser rica em carboidratos, fibras e proteínas que ajudam a regular o trânsito intestinal. "Também é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como vitamina A, B, C e K, e minerais como cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo que completam os nutrientes necessários para uma alimentação saudável.

Cebolinha: Existem diversas vitaminas e minerais encontrados nas cebolinhas, dentre eles, destacamos a vitamina K, que não é facilmente encontrado em alimentos. Uma dica para uma melhor nutrição e, por consequência, melhorar a saúde, é consumir mais alimentos frescos e maneirar na quantidade de alimentos processados.

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