top of page

Programa Fiscalização Inteligente da Secretaria de Meio Ambiente de Erechim já está em funcionamento

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 21 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

O sistema inovador garante monitoramento contínuo, utilizando energia limpa para identificar e punir responsáveis pelo descarte irregular de lixo, protegendo o meio ambiente de forma eficiente e sustentável

As câmeras já estão instaladas em locais estratégicos onde comumente ocorrem descartes frequentes de resíduos sólidos de toda natureza, inclusive, resíduos industriais. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, implantou nos últimos meses o programa “Fiscalização Inteligente” em parceria com a empresa Inviolável Erechim, vencedora da licitação. O programa consiste em um sistema móvel e remoto de câmeras de videomonitoramento alimentadas por energia fotovoltaica que realizam a filmagem e identificação de placas de veículos durante as 24 horas diuturnamente, no formato de comodato, a fim de filmar e identificar os responsáveis pelo descarte irregular e clandestino de lixo em áreas públicas.

 

Neste contexto, a Diretoria de Fiscalização Ambiental buscou o uso da tecnologia através da instalação de câmeras inteligentes que fornecem uma presença visual constante, dissuadindo e/ou identificando potenciais infratores em razão dos frequentes descartes de lixo que são percebidos em áreas públicas tanto de novos loteamentos como em estradas vicinais do município.

 

Atualmente, dois sistemas de videomonitoramento já estão em pleno funcionamento do total de cinco e estas câmeras inteligentes são capazes de constatar os descartes clandestinos de lixo em tempo real, auxiliando a ação da fiscalização ambiental na identificação dos infratores para posterior aplicação das penalidades previstas na legislação vigente. As câmeras já estão instaladas em locais estratégicos onde comumente ocorrem descartes frequentes de resíduos sólidos de toda natureza, inclusive, resíduos industriais.

 

Finalmente, importante salientar que trata-se de um sistema de videomonitoramento móvel e remoto que pode migrar de um local para outro, mesmo em locais ermos e sem nenhuma infraestrutura urbana. Além disso, vale destacar que o município de Erechim é pioneiro na implantação deste tipo de sistema no país e o Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (COMPAM) é o principal parceiro responsável por subsidiar recursos financeiros para execução deste importante projeto.


Por: Assessoria de Comunicação

 
 
 

Comments


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page