top of page

Programa Alfabetiza Tchê reconhece escolas da 15ª CRE

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • há 25 minutos
  • 2 min de leitura

A iniciativa tem como foco a alfabetização na idade certa e a qualificação do ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Foto: Divulgação Facebook 15ª CRE
Foto: Divulgação Facebook 15ª CRE

Por: Ragnara Marchiori


O programa Alfabetiza Tchê, do Governo do Rio Grande do Sul, reconheceu escolas das redes estadual e municipal da área de abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) pelos resultados alcançados no processo de alfabetização. A iniciativa tem como foco a alfabetização na idade certa e a qualificação do ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


No Alto Uruguai Gaúcho, foram premiadas escolas dos municípios de Entre Rios do Sul, Getúlio Vargas, Barão de Cotegipe, São João da Urtiga, Sananduva, Santo Expedito do Sul, Erval Grande, Viadutos, Marcelino Ramos, Campinas do Sul, Jacutinga e Gaurama. Já na região Nordeste do Estado, também tiveram escolas reconhecidas dentro da mesma política educacional.


Rede estadual


Entre as escolas estaduais premiadas estão a Escola Estadual de Educação Básica Barragem do Rio Passo Fundo; Escola Estadual de Ensino Fundamental Érico Veríssimo; Colégio Estadual Mário Quintana; Escola Estadual de Educação Básica Frei José; Escola Estadual de Ensino Fundamental Amélia Lenzi Raymundi; Colégio Estadual Genoveva Pelisser; Escola Estadual de Ensino Fundamental Ângelo Emílio Grando; Escola Estadual de Educação Básica Viadutos; e Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Paz.


Rede municipal


Na rede municipal, foram reconhecidas a Escola Municipal Gabriel Ferri; a EMEF Rui Barbosa; a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Altayr Caldarti; a EMEF Dr. Darvile Dall’Oglio; e a EMEF Presidente Vargas.

Para a coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Juliane Bonez, o reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo e contínuo voltado à alfabetização das crianças.


“É um trabalho em conjunto que tem como diretriz o movimento de olhar para a alfabetização das nossas crianças. A partir do programa do Governo Federal, o Estado do Rio Grande do Sul fez sua organização e instituiu o Programa Alfabetiza Tchê. Com acompanhamento, monitoramento e fortalecimento das formações, conseguimos ter clareza do planejamento necessário para que a alfabetização na idade certa aconteça”, afirmou.


Segundo Juliane, a premiação representa o esforço desenvolvido ao longo do último período. “A premiação das escolas estaduais e municipais da nossa abrangência representa todo o trabalho realizado. Isso dá impulso para seguir e continuar ações que organizem a realidade com a qual atuamos”, completou.


O Alfabetiza Tchê integra a política educacional do Estado voltada ao acompanhamento dos indicadores educacionais e ao fortalecimento das práticas pedagógicas, valorizando escolas que se destacam no processo de alfabetização.

 
 
 

© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page