top of page

Programa 60+: local permanente para promoção de saúde e bem-estar de idosos

Centro de Convivência do Idoso foi entregue nesta segunda à comunidade




A essência do Investe + Erechim, maior programa de investimentos da história do município, é melhorar a qualidade de vida das pessoas. E isso vem sendo feito pela Prefeitura de Erechim de muitas formas. Uma dessas iniciativas é o Programa 60 + para mulheres e homens com 60 anos ou mais de idade e, para marcar o projeto, foi entregue na manhã desta segunda-feira (10) o Centro de Convivência do Idoso, onde as atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h, na Rua Benjamin Mosena, número 181.


Estiveram presentes à solenidade o prefeito de Erechim, Paulo Polis; a secretária e adjunta de Assistência Social, Clarice Moraes e Cristiane Rodrigues; a coordenadora do Programa 60 +, Clarisse Maronesi; o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Alves Bento; a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Carla Alba; secretários de Governo; vereadores; comunidade; participantes do Programa 60 + e imprensa.


Qualidade de vida


Para a aposentada Adiles Estefana Mattana, de 73 anos é uma felicidade poder usufruir de espaços como o Centro de Convivência do Idoso. “Eu já estou frequentando este local desde o início antes mesmo da inauguração, assim que as equipes começaram a trabalhar aqui, já me interessei em participar. Hoje, posso descrever esse momento como de muita felicidade e gratidão. Aqui temos o que precisamos para o nosso bem-estar e estou muito feliz em poder participar desse momento”, disse Adiles.


Já a aposentada Inês Longo, de 71 anos, gratidão é a palavra que define esse momento. “Que alegria estar aqui. Sou muito grata a todos que trabalharam para que esse Centro se tornasse realidade. Desde que comecei a participar das atividades minha vida mudou pra melhor. Hoje tenho saúde, vontade de viver e qualidade de vida. Sou muito grata a todos que trabalharam por isso”, afirma Inês.


Saúde e bem-estar


Segundo o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o Programa 60 + é, totalmente, voltado à saúde e ao bem-estar dos participantes, com foco na prevenção de doenças. “Aqui são recebidas cerca de 400 pessoas por semana que realizam atividades diárias, ginástica laboral, academia, têm lazer e entretenimento, recebem palestras, aulas de alimentação saudável, informática, conversam, interagem, aprendem a se divertir, e isso faz muito bem para a saúde física e mental, reduzindo até, em alguns casos, a quantidade de remédios que tomam. O Programa 60 + é sinônimo de bem-estar e longevidade”, disse o prefeito.


Socialização e ambiente acolhedor


Segundo a coordenadora do Programa 60 +, Clarisse Maronesi, este é um projeto que incentiva a socialização dos idosos e, assim, assegura a realização dos seus direitos. “O Centro de Convivência do Idoso busca promover ações que garantam um envelhecimento ativo e saudável, bem como promovendo o seu bem-estar. Este programa foi articulado no plano de governo da atual gestão e teve sua formulação ainda no ano de 2021, iniciando as atividades neste ano”, explica a coordenadora.


Com um ambiente acolhedor e com muita interação, os integrantes do 60 + participam de atividades diárias, comenta a coordenadora Clarisse Maronesi. “São aulas de dança, câmbio, ginástica e de tecnologia. A infraestrutura do espaço foi pensada, detalhadamente, para que ofereça todo o amparo necessário, com uma equipe técnica e administrativa que orienta e coordenada tudo o que ali é desenvolvido”, disse.


Viver a melhor idade


A secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, ressalta que o Centro de Convivência do Idoso e o Programa 60+ são muito importantes por vários motivos. “Primeiro, porque diz respeito aos idosos, e segundo, porque proporcionam a possibilidade de envelhecer de forma segura, saudável e de maneira acolhedora”, comenta a secretária Clarice Moraes.


A titular da pasta de Assistência ainda destaca que hoje é um dia de festa. “Há cerca de dois anos idealizamos um projeto que foi construído por muitas mãos, e que com o esforço e dedicação destes e do governo municipal, conseguimos felizmente entregar para nossa comunidade, o tão esperado Centro de Convivência do Idoso e Programa 60+”, pontua Clarice Moraes. Investimentos

Ao total foram investidos nessa obra, R$ 353.701,31 de recursos próprios na sua estrutura física do local. A secretária de Assistência Social, Clarice Moraes agradece a Câmara de Vereadores e aos parlamentares que apoiaram o projeto com aporte de emendas impositivas que foram usadas para o custeio das atividades e ações do Centro de Convivência do Idoso como oficinas, capacitações e compras de equipamentos.


“Cada cantinho desse ginásio foi pensado para proporcionar um envelhecimento ativo, acolhendo nossos meninos e meninas e incentivando na prática de atividades físicas, de interação, e de muita alegria. Conto pra vocês, todas as vezes em que estou presente nas atividades saio renovada, a alegria contagiante que cada um emana transforma a gente, é tão lindo acompanhar cada ação e em cada uma delas poder ver o brilho no olho, o sorriso largo, e esse ginásio vibrando com a energia que só os nossos queridos participantes têm”, declara a secretária.


Estrutura com profissionais qualificados


O local – antigo Ginásio Bela Vista - foi escolhido para ser a sede do Programa 60 + porque estava subaproveitado e tem área enorme para realizar as atividades. “É um local propício para o convívio social da comunidade, aqui tem toda a estrutura para os grupos do 60 + fazerem suas atividades num espaço amplo e com acompanhamento técnico de profissionais qualificados, local agradável e seguro. Venha conhecer e participar”,finaliza o prefeito.


Mais informações (54) 3520-7009 - ramal 8973.

Opmerkingen


bottom of page