top of page

Professores do Programa União Faz a Vida da Sicredi UniEstados participam de momento formativo


Aproximadamente 300 educadores das mais de 50 escolas contempladas pelo programa estiveram em Erechim assistindo a palestra com Leandro Karnal




Presente na região de atuação do Sicredi e em mais de 500 municípios brasileiros, o Programa A União Faz a Vida (PUFV) é uma iniciativa da Fundação Sicredi que busca apoiar as escolas no desafio de romper com a lógica tradicional da educação e potencializar a cooperação e a cidadania entre os estudantes, por meio de uma metodologia própria, que consiste na realização de projetos baseados nas curiosidades dos estudantes e utilizando diferentes conteúdos escolares, contribuindo assim, com a formação de crianças e adolescentes.

Ao capacitar os estudantes para serem protagonistas do seu conhecimento, é possível criar uma geração de jovens mais cooperativos e protagonistas do futuro. Os professores que fazem parte do programa recebem apoio através de assessorias pedagógicas, para que possam abordar os conteúdos curriculares criando conexões com a realidade local e com o interesse dos estudantes.

Durante o ano, além das assessorias pedagógicas, os professores que fazem parte do programa recebem diversas formações e capacitações. Um destes momentos aconteceu na quinta-feira (20/07), onde mais de 300 educadores – em uma parceria entre Sicredi, URI Erechim e municípios do Alto Uruguai Gaúcho – prestigiaram a palestra com o historiador, professor e escritor brasileiro Leandro Karnal, que abordou o tema “O Futuro da Educação”. Uma conversa sobre os desafios da atual geração, evolução e inserção das tecnologias no dia a dia escolar, além da necessidade de atualização e estudos constantes.

Desejo de mudança

Clauci Zanesco é coordenadora na rede municipal em Presidente Castello Branco-SC e reforça a busca pela expansão do ensino. “Essa palestra do Karnal representa o desejo de mudança e de continuarmos nos reinventando dentro da educação. É um grande desafio, mas são ensinamentos que vêm para fechar uma semana pedagógica muito interessante”, expressa.

Participando do Programa desde o início do ano, Clauci comenta que já é possível sentir os efeitos da mudança na sua comunidade. “Vemos muitos resultados positivos pela qualidade da assessoria, conseguimos dialogar com a nossa prática pedagógica, articular nossa teoria e prática, conversar com professores e com a gestão. Nós estamos realizando atividades do programa A União Faz a Vida e da rede municipal de ensino como uma só, e por conta disso estamos percebendo uma prática pedagógica mais completa, reflexiva, melhorando a qualidade do nosso ensino. As assessorias mensais que temos está fazendo a diferença em nossa rede”, complementa Clauci.

Programa A União Faz a Vida

Criado em 1995, o Programa A União Faz a Vida faz parte das iniciativas de responsabilidade social da Fundação Sicredi, que apoiam o desenvolvimento local das comunidades, por meio das práticas de educação cooperativa. Sua metodologia propõe o aprendizado baseado no desenvolvimento de projetos, os quais têm como característica a pedagogia ativa e participativa, com ênfase nas interações, interesses e curiosidades dos alunos, além da contextualização das áreas de conhecimento aos elementos da realidade local de cada município e região.

Na Sicredi UniEstados, o Programa A União Faz a Vida atende atualmente mais de 500 professores, envolvendo aproximadamente 7.800 estudantes de 56 escolas nos municípios de Andradas, Aratiba, Barra do Rio Azul, Barão de Cotegipe, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Entre Rios do Sul, Erechim, Ipira, Itá, Itatiba do Sul, Maximiliano de Almeida, Ouro, Presidente Castello Branco, São Valentim, Severiano de Almeida e Três Arroios.




Comentários


bottom of page