O Congresso ofereceu, ainda, capacitações paralelas com foco em prevenção, tratamento e reinserção social, com a presença de empresas especializadas no setor de uso de substâncias, sendo oportuno para troca de conhecimentos e a descoberta de inovações
A professora Fernanda Dal´Maso Camera, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) da URI Erechim, participou, de 29 de outubro a 1º de novembro, do 9º Congresso Internacional FREEMIND, na cidade de Serra Negra/SP. O evento teve como tema principal ”A Missão e a Omissão da Sociedade", refletindo a necessidade de abordar questões contra diversos vícios, desde a dependência digital até as políticas públicas de drogas.
Especialistas de todo o mundo se reuniram para discutir práticas avançadas em prevenção, tratamento e reintegração de dependentes, proporcionando diversas discussões, trazendo uma diversidade de experiências e conhecimentos essenciais.
O Congresso ofereceu, ainda, capacitações paralelas com foco em prevenção, tratamento e reinserção social, com a presença de empresas especializadas no setor de uso de substâncias, sendo oportuno para troca de conhecimentos e a descoberta de inovações.
A mobilização FREEMIND E ISSUP BRASIL (Sociedade Internacional de Profissionais de Uso de Substâncias), tem a missãode ajudar as pessoas a ajudarem mais pessoas. Dessa forma, uma grande força de trabalho com voluntários e profissionais especializados em prevenção e tratamento baseada em evidências científicas trabalham em conjunto, buscando sempre a prevenção das drogas e a reabilitação dos jovens.
A professora Fernanda é integrante da ISSUP e representou a Universidade neste evento. A URI Erechim é a 3ª Universidade brasileira a aderir ao Consórcio Internacional de Universidades para a Redução da Demanda de Drogas (ICUDDR) e a 1ª Universidade comunitária brasileira a participar desta rede global de universidades dedicadas a promover o campo da prevenção, tratamento e recuperação do uso de substâncias.
O consórcio reúne instituições acadêmicas de todo o mundo para colaborar, compartilhar conhecimento e aumentar a capacidade de educadores, pesquisadores e profissionais no campo dos estudos de prevenção de dependência.
Segundo a professora Fernanda, “a adesão ao Consórcio alinha-se perfeitamente com o compromisso com a excelência acadêmica e o aprimoramento da sociedade, uma vez que os transtornos por uso de substâncias afetam indivíduos e comunidades em todo o mundo e o envolvimento da universidade pode ter um impacto significativo na abordagem desse desafio de saúde pública.
A Professora Fernanda participou como palestrante do Painel Temático sobre Universidades: Formação e Pesquisa. Este painel teve como foco discutir o papel das universidades sobre prevenção e tratamento de dependências, além de sua responsabilidade na formação de uma força de trabalho qualificada para enfrentar esses desafios.
Outros painéis temáticos aconteceram durante o evento como Políticas Públicas: Prevenção, Tratamento e Reinserção Social; Espiritualidade Baseada em Evidências; Uso de Drogas no Ambiente de Trabalho; Prevenção nas Escolas; Base Familiar e Comunidade Local; e Tipos de Tratamento para Dependências.
A Professora apresentou também três trabalhos científicos. O primeiro sobre “Cigarro Eletrônico Altera a Função Cardíaca de Ratos Wistar Jovens”, resultante do mestrado em Atenção Integral à Saúde sob autoria de Luana Carla Zambon (mestranda do PPPGAIS URI Erechim), Isadora Bigolin (médica Cardiologista, Docente do Curso de Medicina da URI Erechim), Diandro Amaral (acadêmico do 60 semestre do Curso Medicina URI Erechim), Laura Toniazzo Backes ( acadêmica e bolsista do Curso Fisioterapia URI Erechim) e Gabriela Hommerding Loss Lara (médica veterinária Preceptora da URI Erechim).
O segundo trabalho foi sobre “Bebida energética é a mais consumida entre estudantes do ensino médio de uma escola privada do Norte do RS”, sob autoria de Annuara Cechett (acadêmica e bolsista do Curso de Fisioterapia), Laura Toniazzo Backes (acadêmica e bolsista do Curso Fisioterapia), Augusta Nicknig Desordi (egressa do Curso de Fisioterapia), Gislaine Cristina Pereira (Psicóloga da escola Básica da URI), Arnaldo Nogaro (filósofo, docente do Curso de Medicina da URI, e João Paulo Becker Lotufo (Dr. Bartô, médico pediatra USP/SP).
Já o terceiro trabalho foi sobre “Verificação do uso de bebida alcóolica e bebida energética em estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola do Norte do RS”, sob autoria de Annuara Cechett (acadêmica e bolsista do Curso de Fisioterapia), Laura Toniazzo Backes (acadêmica e bolsista do Curso Fisioterapia), Mylene Zotti (egressa do Curso de Fisioterapia da URI), Gislaine Cristina Pereira (Psicóloga da escola Básica da URI), Arnaldo Nogaro (filósofo, docente do Curso de Medicina da URI) e João Paulo Becker Lotufo (Dr. Bartô, médico pediatra USP/SP), todos sob orientação da professora Fernanda Dal’Maso Camera, Docente do PPGAIS da URI Erechim. Os dois últimos trabalhos são resultados do Programa PREVDROGAS da Escola Básica da URI Erechim.
Segundo a professora, “participar do 90 FREEMIND representando a universidade foi mais que especial, pois além de participar na plenária Universidades: Formação e Pesquisa, pude apresentar trabalhos científicos do mestrado em saúde e do Programa PREVDROGAS, o que me deixou muito feliz”.
Por: Assessoria de Comunicação
Comments