No primeiro semestre foram atendidos 2.292 consumidores, sendo a grande maioria com questões relacionadas à telefonia e financeiras
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, visitou, na manhã de hoje (6), o Procon de Erechim, acompanhado do secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini. Na ocasião, o prefeito foi recebido pela diretora do Procon, Andressa Battisti, visitou as instalações, conversou com os profissionais e conheceu um pouco mais do trabalho deste órgão administrativo, que realiza importante serviço público dentro do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor.
Conforme o prefeito, Paulo Polis, com o novo espaço do Procon Erechim, localizado no centro da cidade (na rua Rua Itália, n. 135), a procura aumentou em mais de 30% os serviços da instituição.
“O Procon de Erechim atendeu 2292 consumidores, neste primeiro semestre, sendo que 80% das solicitações houve resolutividade, as questões dos consumidores foram resolvidas pelos profissionais que trabalham no local”, disse o prefeito.
A diretora do Procon, Andressa Battisti, comenta que 60% dos atendimentos são relacionados à telefonia e financeiras. “Em janeiro foram 469 atendimentos, em fevereiro 400, março 369, abril 332, maio 303 e junho 419”, afirma.
Andressa destacou que o Procon prioriza o bom atendimento do consumidor e resolver da melhor maneira as demandas que chegam dos consumidores erechinenses. “Nosso trabalho é defender sempre o consumidor dentro do seu direito e no que ele busca”, observa.
Dica
Uma dica importante, afirma Andressa, antes de procurar o Procon o consumidor deve entrar em contato com o atendimento da empresa onde comprou o produto ou serviço. “E se não conseguir resolver o problema, pode procurar o Procon, mas é preciso ter em mãos a nota fiscal, valor e condições de contratação, e o protocolo de atendimento do fornecedor”, destaca.
Em Erechim, o Procon está vinculado à Secretaria Municipal de Gestão e Governança, e é mantido com recursos municipais. “Por isso, os atendimentos são exclusivamente das pessoas que residem em Erechim”, afirma.
O que atende
A diretora comenta que o Procon atende as demandas relacionadas à, por exemplo, empresas de telefonia; energia elétrica; bancos; financeiras; comércio; prestadores de serviços.
Equipe
A equipe do Procon de Erechim é formada por dois fiscais, três agentes executivos e quatro estagiários.
A diretora observa que as ações do Procon são baseadas em diálogo e no direito do consumidor. “Porém, o Procon não tem o poder de obrigar a outra parte (fornecedor), e para isso há os meios judiciais, e a resolução das demandas judicializadas não são competência do Procon”, afirma.
O consumidor de outros municípios, que se sentirem lesado, pode fazer reclamação pelo site www.consumidor.gov.br.
Endereço
Horário de funcionamento é das 8h30 às 17h, na rua Rua Itália, n. 135, sem fechar ao meio-dia. Telefone (54) 3520-7089, e correio eletrônico (e-mail) procon@erechim.rs.gov.br.
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