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Procon alerta sobre golpe envolvendo o Nubank



A abordagem dos criminosos, geralmente, ocorre por meio de ligações telefônicas ou mensagens de texto, nas quais alegam ser representantes do Nubank


O Procon Municipal de Erechim, órgão ligado a secretaria de Gestão e Governança, vem recebendo nos últimos dias, diversas reclamações a respeito de um golpe envolvendo o Nubank. Os golpistas têm se passado por funcionários do banco digital para enganar pessoas e furtar dinheiro das contas.


Informações confidenciais


A abordagem dos criminosos, geralmente, ocorre por meio de ligações telefônicas ou mensagens de texto, nas quais alegam ser representantes do Nubank. Utilizando técnicas convincentes de engenharia social, os golpistas solicitam informações confidenciais, como senhas, códigos de acesso e dados pessoais, alegando a necessidade de atualização cadastral, resolução de problemas de segurança e até mesmo reconhecimento de compra.


Via SMS


Geralmente a abordagem é feita no seguinte sentido, os golpistas enviam um SMS que alega ter sido realizada uma tentativa de compra em determinado estabelecimento, no valor “x”, mas que estava pendente de autorização. Para cancelar o consumidor deve ligar para uma central. Alguns minutos depois, chega outro SMS como se fosse do banco Nubank, no qual a vítima tem conta, alertando sobre uma movimentação suspeita e tentativa de compra.


O consumidor acaba ligando e durante a ligação, o golpista cita informações pessoais da vítima. Confirmando os números dos documentos pessoais e do cartão, e para cancelar, a vítima precisa copiar o código que eles me enviaram pelo Whatsapp.


Código

 

O código chega pelo aplicativo de mensagens em formato de Pix, cópia e cola. Os golpistas alegam que, para cancelar o cartão, é necessário fazer essa transação, mas que nenhum valor seria debitado da conta. Sendo assim, a vítima faz o pagamento do valor solicitado.


Nubank


Em contato com o Nubank, o mesmo alerta os clientes sobre os métodos utilizados, e ressalta que a instituição financeira jamais solicita tais informações por telefone ou mensagem. Além disso, reforça a importância de manter a segurança das informações pessoais e recomenda que qualquer contato suspeito seja imediatamente denunciado à empresa, ao Procon e as autoridades policiais.


Assim, as vítimas do golpe devem entrar em contato imediatamente com o Nubank para relatar a situação, bloquear o acesso não autorizado e iniciar os procedimentos para a recuperação de eventuais prejuízos, aconselha-se também comunicar a ocorrência às autoridades policiais para que possam empreender esforços na identificação e captura dos responsáveis.


Ainda, orienta-se as vítimas a procurarem o Procon para verificar as medidas legais cabíveis e para ressarcimento pela instituição.


Segundo a diretora do Procon de Erechim, Andressa Battisti, é importante que os clientes do Nubank estejam sempre atentos a tentativas de contato suspeitas e evitem fornecer informações pessoais ou senhas por meio de ligações telefônicas ou mensagens eletrônicas não solicitadas. A prevenção é fundamental para evitar cair em golpes e garantir a segurança financeira.


Recomenda-se muita cautela e não retornar as ligações e mensagens recebidas, não passar os dados pessoais, senhas, e jamais efetuar PIX. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Procon pelo telefone (54) 3520-7089 ou pelo e-mail procon@erechim.rs.gov.br ou através do site da prefeitura, pelo aplicativo Sys Cidadão ou presencialmente na Rua Itália, 135 – Centro de Erechim.


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