top of page

Presidente Fifo Parenti recebe vereadoras mirins e reforça compromisso com a formação cidadã em Erechim

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

A Mesa Diretora do Programa Vereador Mirim, é formada por quatro jovens parlamentares


ree

O futuro da política erechinense já dá sinais de força e representatividade. Nesta quarta-feira (5), o presidente da Câmara, Fifo Parenti, recebeu a Mesa Diretora do Programa Vereador Mirim — formada por quatro jovens parlamentares — para uma conversa sobre o funcionamento do Legislativo e o papel transformador da participação cidadã.


A visita foi acompanhada pelo coordenador do Programa Vereador Mirim, Miguel Ângelo Marmentini. Participaram do encontro a presidente Luane de Oliveira Dlugokenski, a vice-presidente Luna Sofia Muller Kielek Borges, a 1ª secretária Luiza Busetto e a 2ª secretária Emily Eduarda Duarte — todas estudantes que atualmente representam a nova geração do Parlamento mirim.


Durante a conversa, o presidente destacou o passo a passo da sessão plenária, explicando como funcionam os momentos de fala no plenário, os pedidos de providência, requerimentos e projetos de lei, além de outros procedimentos que compõem a pauta legislativa. “Compreender o processo legislativo é essencial para exercer o mandato com responsabilidade e consciência cidadã. Vocês estão começando cedo, e isso é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou Parenti.


O presidente também resgatou a memória do Legislativo, contando como eram as sessões em 1996 e mostrando um quadro histórico presente na sala da Presidência. Ele reforçou ainda a importância da transparência e da modernização na comunicação pública, destacando as transmissões ao vivo das sessões e o trabalho da TV Câmara Erechim.


Durante o diálogo, Parenti colocou-se à disposição para auxiliar as jovens parlamentares no que for necessário e destacou que cada vereadora mirim conta com o apoio de um padrinho parlamentar para orientações e troca de experiências. “Nosso papel é incentivar, orientar e abrir caminhos. A formação cidadã acontece com prática e diálogo, e as portas desta Casa estão sempre abertas para vocês”, completou.


A presidente da Mesa Diretora Mirim, Luane de Oliveira Dlugokenski, agradeceu a oportunidade e ressaltou o impacto da experiência na sua formação. “Passei a me envolver mais com a comunidade para entender as demandas do bairro Paiol Grande e da escola. Também tenho participado de programas sociais e outras iniciativas para desenvolver melhor meus projetos”, afirmou.


 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page