top of page

Presidente do Sindilojas Alto Uruguai participou do Sicomércio 2023

Evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio foi realizado em Brasília de 12 a 14 de julho




O presidente do Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola, participou, de 12 a 14 de julho, em Brasília, do Sicomércio 2023. Presentes no evento mais de 1.300 representantes de mais de mil sindicatos e 34 federações que integram a base do Sistema Comércio com o objetivo de promover debates, troca de experiências e compartilhamento de boas práticas.

O evento, promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foi aberto na manhã do dia 12, com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, destacou, em sua saudação, a importância da organização do Sicomércio, após oito anos desde a realização da última edição, em 2015. “É o ápice da nossa representação como um todo, com os mais de mil sindicatos da base, as 34 Federações coordenando os interesses dos sindicatos a elas filiados, e a Confederação, no topo da pirâmide, gerenciando e coordenando as engrenagens do Sistema em nível nacional”, afirmou.

PREOCUPAÇÃO COM PRÁTICAS DESLEAIS

No segundo dia, a palestra de abertura foi realizada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que destacou a preocupação do governo com práticas desleais no comércio eletrônico e defendeu a atuação do Estado para garantir a lealdade concorrencial. “Quem ganha com isso é o consumidor”, afirmou.

Dirigindo-se ao presidente da CNC, José Roberto Tadros, o vice-presidente, que é também titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, garantiu que receberá as demandas dos empresários do setor terciário para resolver o problema. “Uma das razões do Estado (existir) é garantir a lealdade concorrencial, que a disputa na economia de mercado se faça de maneira leal”, reforçou.

APRESENTAÇÃO INSPIRADORA

O terceiro e último dia de Sicomércio contou com uma presença especial. O ator, cineasta, escritor, apresentador, dublador, dramaturgo, roteirista, diretor teatral e palestrante Miguel Falabela marcou presença no evento e falou, principalmente, sobre lições pessoais de trabalho e criatividade. Práticas como comunicabilidade, disciplina, persistência e pertencimento foram abordados por Falabella em uma apresentação inspiradora que contagiou o evento.

O 2º vice-presidente da CNC, presidente da Fecomércio-RS e coordenador geral das Câmaras Brasileiras de Comércio e Serviços, Luiz Carlos Bohn, falou sobre aspectos do sistema sindical brasileiro. Bohn também destacou a importância da realização de eventos como o Sicomércio, promovido pela CNC para a base sindical, e a troca de ideias com diferentes entidades representativas.

AVALIAÇÃO POSITIVA

Para o presidente do Sindilojas Alto Uruguai, que também é vice-presidente da Fecomércio-RS, José Gelso Miola, este foi um dos maiores eventos que já participou nos últimos tempos, não somente pelo seu tamanho, mas pela qualidade dos palestrantes e do conhecimento compartilhado. “Foram três dias para agregar conhecimento, trocar experiências e buscar o aperfeiçoamento da nossa atuação sindical”, destaca Miola.

Miola teve agenda cheia nas últimas semanas. Iniciou com a viagem a São José dos Campos, em que integrou a comitiva de Erechim da Missão Empresarial para a cidade inteligente realizada de 29 a 30 de junho. Na semana seguinte, cumpriu extensa agenda na Fecomércio-RS, em que participou de diversas reuniões de Diretoria e de Comissões Temáticas.


コメント


bottom of page