top of page

Prefeitura de Erechim, AMAU, CODER e Legislativo se unem em prol da segurança pública regional


Pontapé inicial foi dado, na manhã desta quarta-feira (12), no Salão Nobre, para buscar a instalação de uma delegacia da Polícia Federal, com sede em Erechim, que vai atender todas as demandas do Alto Uruguai formada por 240 mil pessoas



Mais uma iniciativa coletiva para qualificar a segurança pública regional. Esse foi o objetivo da reunião, na manhã desta quarta-feira (12), no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim com a presença do prefeito Paulo Polis, o presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Marcelo Arruda, prefeito de Benjamin Constant do Sul, Nilto Valentini, e a presidente do Conselho de Desenvolvimento de Erechim (CODER), Arlei Cavaletti.


Em pauta, unir esforços para buscar a implantação de uma delegacia da Polícia Federal, com sede em Erechim, para atender a população de 240 mil pessoas do Alto Uruguai. Estavam presentes, também, o delegado de Polícia Federal, Iuri de Oliveira, da delegacia de Passo Fundo, e o vereador, Rafael Ayub.


Na ocasião, o delegado de Polícia Federal, Iuri de Oliveira, da delegacia de Passo Fundo, que abrange o Alto Uruguai, justificou que é possível ter essa demanda aceita: “as delegacias da Polícia Federal, em Passo Fundo e em Santo Ângelo, possuem volume de demandas muito superior à média das demais delegacias do interior do RS, o que poderia justificar uma readequação da estrutura da PF no estado, com a criação de uma unidade em Erechim, para dividir a carga com as outras duas. Inclusive, já fizemos um encaminhamento formal, administrativamente, que teve a avaliação definitiva postergada, por considerar-se que tal demanda não é prioritária neste momento”, disse o delegado.


A questão indígena no Alto Uruguai, é um fator positivo, em busca da delegacia para Erechim: “geograficamente, as terras indígenas da região estão mais próximas de Erechim do que Passo Fundo, assim, seria mais fácil atender estas demandas das aldeias indígenas com agentes instalados em Erechim do que vindos de Passo Fundo”, observa o delegado federal, que elencou ainda a questão dos migrantes, o combate às rotas de contrabando e drogas, e, também, os mais diversos serviços prestados ao cidadão.


O presidente da AMAU, Marcelo Arruda, disse que este é um projeto importante para toda a região Alto Uruguai, que envolve uma população de 240 mil pessoas.


A presidente do CODER, Arlei Cavaletti, também colocou o conselho à disposição e disse que a delegacia da Polícia Federal vai contribuir, significativamente, para a segurança pública regional.


O prefeito, Paulo Polis, disse que esta é uma necessidade regional e garantiu apoio às ações, e para viabilizar a vinda da delegacia da Polícia Federal é necessário muita união e esforços dos prefeitos da Amau, apoio das entidades sociais, vereadores, deputados e dos representantes dos órgãos de segurança. “Assim como foi feito para trazer, depois de muitos anos, o Comando Regional do Policiamento Ostensivo da Brigada Militar (CRPO Norte) de volta para Erechim”, disse o prefeito.


Comments


bottom of page