Instalação dos painéis solares deve iniciar nos próximos dias, inauguração está prevista para dezembro. Projeto técnico da duplicação da ponte será entregue em 90 dias
Mais dois grandes investimentos para o desenvolvimento humano, econômico e socioambiental de Erechim, do programa Investe + Erechim, foram assinados, na manhã desta segunda-feira (12), na rua João Batista Cantelle Filho, pela Prefeitura de Erechim. O primeiro contrato diz respeito a instalação da usina solar fotovoltaica, que deve iniciar nos próximos dias; e o segundo, para elaboração do projeto técnico de duplicação da ponte sobre rio Tigre na ERS 477.
A assinatura dos contratos foi realizada ao lado do terreno onde será instalada a usina solar fotovoltaica do município, com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis; vice-prefeito, Flavio Tirello, secretários municipais, representantes de entidades, órgãos de segurança, vereadores e imprensa local.
Usina - sustentabilidade e exemplo
Segundo a secretária de Administração, Izabel Ribeiro, a instalação da usina solar fotovoltaica faz parte das ações do governo municipal que buscam a sustentabilidade ambiental e equilíbrio das contas públicas. “Nos próximos dias sairá a ordem de início desta obra que vai gerar economia de recursos públicos. Esta usina é uma das primeiras iniciativas no Estado, deste porte, na gestão pública, e um exemplo a ser seguido por todos”, disse.
Economia de 85% e retorno em 4 anos
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressalta que a usina solar fotovoltaica terá 1MVA de potência, 2224 placas solares fotovoltaicas, 25 anos de vida útil e investimento superior a R$ 5 milhões, com recursos municipais e previsão de retorno em 4 anos.
“A nossa usina solar será a 6a maior do Rio Grande do Sul e a primeira na região norte do Estado, neste porte, e vai reduzir em até 85% o consumo de energia da prefeitura, dos prédios públicos municipais, escolas e setores administrativos, o equivalente a 133 contas de luz. Ela tem previsão de ser inaugurada em dezembro deste ano. Este é um projeto ímpar e resultado de uma vitória coletiva, de pessoas que navegam na mesma direção. Somos um governo operacional. As grandes construções são sempre coletivas”, disse o prefeito.
Ponte - agora é realidade
Conforme o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, há 30 anos que a comunidade local e regional ouve falar da duplicação da ponte sobre o rio Tigre. “Fomos verificar a situação desta ponte, se havia algum estudo, e não encontramos nada, não tem projeto técnico, o que significa que esta obra não tem como ser realizada. Agora, estamos comprando esta responsabilidade, já que é rodovia estadual, e dentro de 90 dias devemos ter o projeto técnico da nova ponte, para depois buscarmos os recursos necessários e concluir de vez esta demanda que fará toda a diferença para Erechim”, disse o secretário, Edgar Marmentini.
Desenvolvimento econômico e socioambiental
O projeto técnico da duplicação da ponte sobre o rio Tigre, destaca o prefeito Paulo Pois, é outro investimento realizado com recursos públicos municipais, pouco mais de R$ 106 mil, que será importante para Erechim e todo o Alto Uruguai Gaúcho.
“Depois de pronto, vamos buscar apoio das forças políticas, entregar o projeto no DAER, para executar esta obra. Já conseguimos muitos recursos com o governo do Estado e vamos conseguir mais para finalizar esta obra, que envolve desenvolvimento econômico e socioambiental”, observa o prefeito.
O prefeito elogiou a determinação dos secretários municipais, servidores, para colocar em prática as ações da administração municipal, fez menção, também, da parceria com Câmara de Vereadores, e a parceria entre o setor público e o privado. Polis também agradeceu a imprensa por acompanhar a evolução dos projetos no município, e que ela sempre está olhando para o bem do município.
Comentarios