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Prefeitos da AMAU avaliam anúncio de obras de infraestrutura na região

União de esforços, com a liderança da Associação de Municípios do Alto Uruguai, marca histórica conquista regional. Seis municípios deverão ter acesso asfáltico concluído em 2022





Grandes obras e conquistas, em regra, não surgem de ações individuais. Elas são fruto de construções coletivas. O anúncio feito pelo governo do Estado esta semana de que a Região 9, envolvendo a AMAU mais municípios próximos, receberá R$ 220,7 milhões de investimentos em infraestrutura asfáltica é reflexo disso.

Afinal, não fosse a união dos prefeitos, representada pela liderança da AMAU - na atual e em administrações anteriores -, somada ao trabalho de deputados, vereadores, empresários, comunidade e imprensa, dificilmente a região receberia a maior projeção de investimentos em infraestrutura de sua história recente, correspondendo a cerca de 17% do total de recursos que serão alocados pelo Estado em seu plano de obras do programa transversal Avançar.

Conforme o presidente da AMAU e prefeito de Erechim, Paulo Polis, o esforço de diversas pessoas, que lutaram durante anos para que os acessos asfálticos, recuperações de estradas e interligações regionais saísse do papel só está mais perto de acontecer porque os municípios entenderam que a união em prol de objetivos comuns é o que promoverá o desenvolvimento do Alto Uruguai gaúcho.

Confiante de que o governador Eduardo Leite cumprirá os prazos anunciados - que preveem a conclusão de cinco acessos municipais na região em 2022 (Benjamin Constant do Sul, Centenário, Cruzaltense, Mariano Moro e Ponte Preta), além de interligações, como Charrua/Tapejara, e de recuperações e melhorias de trechos importantes em diversos municípios, Polis diz entender que as obras permitirão reforço à economia local, auxiliando no escoamento da produção e na redução de custos logísticos, além de fortalecer negócios e aproximar as cidades. A luta, porém, continua, frisa o presidente, uma vez que - em concretizado o plano do executivo gaúcho - a AMAU ainda terá quatro municípios precisando de acesso pavimentado: Itatiba do Sul, Quatro Irmãos, Entre Rios do Sul e Faxinalzinho. “Estamos felizes com as conquistas, mas é nosso dever seguir defendendo as necessidades e os interesses regionais”, completa Paulo Polis.

O raciocínio é reforçado pelo presidente da Comissão dos Municípios Sem Acesso Asfáltico da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, que participa das discussões a respeito do tema desde 2017, capitaneando o processo na Famurs há dois anos. “Em 2019, encontramos 59 municípios sem acesso asfáltico no RS; número que deve cair para perto de 30, em 2022. Estamos cientes da contribuição da Comissão para este avanço, mas também do papel das lideranças dos municípios, dos empreendedores que estão fazendo a economia girar, e dos deputados de cada região, que votaram as reformas administrativa e da previdência dos militares, bem como a prorrogação das alíquotas do ICMS e a autorização da venda de estatais, como a CEEE, permitindo a reestruturação do Estado, que está readquirindo a capacidade de investimento”, pontua.

Em relação aos municípios que seguirão sem acesso pavimentado na AMAU, Arruda entende que as obras devem sair num futuro próximo. “Foi autorizada a atualização do projeto de Itatiba do Sul, que tem chance de avançar via ligação com Barra do Rio Azul - que estará asfaltada até 2022, graças ao convênio entre o nosso município, Aratiba e Erechim, somada à participação do Estado, via Daer. Os projetos de Quatro Irmãos, Entre Rios do Sul e Faxinalzinho também serão atualizados para que o próximo governo possa programar a execução das obras. Vejo que há boas chances delas acontecerem em breve, pois a próxima gestão deve ter recursos no caixa, com os saldos das privatizações (Corsan, Sulgás, CEEE Transmissão) e concessões das estradas. Estou otimista, e imagino que até o fim de 2026, todos os 497 municípios do RS estarão conectados”, finaliza Arruda.


Repercussões

A seguir, veja o que alguns prefeitos da região, beneficiados pelo plano de obras do Estado, têm a dizer:


Marcos Florek (Neninho), vice-presidente da AMAU e prefeito de Centenário

“O anúncio de R$ 1,3 bilhão para obras de infraestrutura é um momento histórico para o Estado do Rio Grande do Sul. Felizmente, graças à união de todos, o asfaltamento da ERS-477, com acesso a Centenário, foi contemplado e receberá R$ 12 milhões. Concretizamos, em menos de seis meses de governo, o maior sonho do município e de nossos munícipes. Não descansaremos um dia sequer de nosso mandato até a conclusão dessa obra, que também representa ligação fundamental entre a BR 470 e a BR 153. Todos sairemos ganhando com o asfalto”.


Joarez Sandri, prefeito de Cruzaltense

“Sem acessos asfálticos os pequenos municípios apresentam dificuldades para se desenvolver. Por isso, o anúncio do governador, fruto de um trabalho unificado da AMAU, representa importante caminho para que possamos avançar em diferentes áreas, do agronegócio a setores como serviços e o próprio turismo”.


Paulo Batisti, prefeito de Campinas do Sul

“Campinas do Sul e Cruzaltense estão de parabéns pelo anúncio do governo do Estado dessa obra tão reivindicada e necessária. Com certeza, a ligação, que deve receber investimento de R$ 6 milhões, é uma conquista que permitirá mais desenvolvimento a ambas as comunidades, repercutindo, também, regionalmente. Estamos felizes que o esforço depositado terá resultado”.


Irineu Fantin, prefeito de Mariano Moro

“O acesso asfáltico da RST 426 é o principal acesso a Mariano Moro, sendo uma antiga reivindicação de todos os munícipes. Atualmente, a sua manutenção é realizada por Mariano Moro e Severiano de Almeida. A finalização da pavimentação será uma conquista histórica, que fará a diferença na vida das pessoas, possibilitando maior integração com outras regiões, diminuindo custos do transporte, com reflexo direto no escoamento da produção e a possibilidade de empresas virem se instalar no município, além de possibilitar o turismo já que somos lindeiros ao Lago da Usina do Rio Uruguai”.


Josiel Fernando Griseli, prefeito de Ponte Preta

“Há anos a comunidade aguarda esta obra, que será importante para diversos setores de nossa economia. As promessas iniciaram em 1998. De lá para cá, com o apoio da AMAU, deputado e lideranças, conseguimos cerca de 9km, restando menos de 4 km para o término da ligação. Paralelamente, em 2020, o município executou 10 km de obras asfálticas no interior, viabilizando o acesso até a divisa com Jacutinga - que passa em frente ao nosso distrito industrial. Penso que ambas as obras representam fundamental impulso para o desenvolvimento e a geração de oportunidades a Ponte Preta”.


Nilton José Valentini, prefeito de Benjamin Constant do Sul

“Recebemos o anúncio com grande alegria, pois há muito tempo a pavimentação era aguardada por nossa população. Entendo que a conquista é coletiva, fruto da força de nossa Associação, do empenho dos deputados e de nosso povo. O asfalto, além de garantir mais segurança no acesso ao município, permitirá que empresas se instalem em Benjamin e a agricultura avance, além de aspectos relacionados à qualidade de vida das pessoas”.


Valdésio Roque Della Betta, prefeito de Charrua

“O governo do Estado colocou como obra prioritária a ligação entre Tapejara e Charrua, pois reconhece a força de nossas regiões. Por diversas vezes, a administração municipal pleiteou junto ao executivo gaúcho a ligação asfáltica. Estivemos em Porto Alegre e em todas as nossas visitas a reivindicação por esta obra foi pauta principal. Ganha Charrua, mas também todo o Norte do Estado”.


Saiba mais

Parte de um dos eixos do programa transversal Avançar, o plano de obras do governo do Estado prevê o investimento de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura viária em diversas cidades do RS. Os recursos são do Tesouro do Estado, fruto do processo de ajuste fiscal do executivo gaúcho, que inclui as reformas administrativa e previdenciária do Estado e uma cartela de privatizações. No total, o plano prevê a conclusão de 28 acessos municipais e 20 ligações regionais, além da elaboração de 39 projetos executivos, do pagamento de 39 convênios em vigor em diferentes cidades do Estado e da recuperação e conservação de rodovias.

Para organizar o cronograma de investimentos e de execução dos trabalhos, o plano de obras se vale da divisão em nove regiões funcionais do Departamento Autônomo de Rodagem (Daer).

Na R9, que abrange 130 municípios da AMAU + Alto Corede no Nordeste, Alto da Serra do Botucaraí, Médio Alto Uruguai, Rio da Várzea, Nordeste e Produção, a previsão de investimento é de R$ 220,7 milhões. Só na AMAU, o montante ultrapassa os R$ 92 milhões.

Algumas obras já foram entregues na R9. Uma delas é o acesso de 14,5 km ao município de Carlos Gomes.


Avançar

O programa transversal Avançar está baseado em três eixos: Avançar no Crescimento, Avançar para as Pessoas e Avançar com Sustentabilidade. Dois dos primeiros projetos que fazem parte do Avançar foram apresentados na quarta, 9. Ambos se encaixam no eixo Avançar no Crescimento e tratam do tema mobilidade. Além do plano de obras, foi apresentado o projeto de concessão de rodovias, pelo qual a iniciativa privada investirá, nos próximos 30 anos, o valor expressivo de cerca de R$ 10,6 bilhões.


Intervenções que serão feitas na R9:

Acessos municipais

Na R9, há previsão de conclusão, em 2022, de 11 obras de acessos municipais, cinco delas na AMAU. O investimento total nos 80 quilômetros será de R$ 116,8 milhões.

Além de Benjamin Constant do Sul, Centenário, Cruzaltense, Mariano Moro e Ponte Preta, serão asfaltados os acessos municipais de Ametista do Sul,Capão Bonito do Sul, Novo Tiradentes, Pinheirinho do Vale, São José das Missões e São Pedro das Missões.


Ligações regionais

Serão investidos cerca de R$ 34,7 milhões na conclusão de três ligações regionais na R9. As obras devem ser finalizadas em 2022. São as ligações de Tapejara a Charrua, na ERS-430; Iraí a Planalto, na ERS-324; e de Redentora a Dois Irmãos, na ERS-330, totalizando 23 km.


Conservação e ampliação

Na R9, serão aplicados R$ 57,3 milhões em obras de conservação e recuperação de trechos de rodovias, com extensão total de 523,2 km.


A AMAU receberá os seguintes investimentos diretos:

Novos acessos municipais:

R$ 7,1 milhões Ponte Preta. Extensão:4km. Há previsão de que 50% da obra seja executada em 2021, e o restante no próximo ano.

R$ 6 milhões Mariano Moro. Extensão: 3,7km.

R$ 6,5 milhões em Cruzaltense. Extensão: 4,3km.

R$ 7,5 milhões em Benjamin Constant do Sul. Extensão: 5km.

R$ 12 milhões Centenário. Extensão: 8km.


Investimentos em ligações regionais:

R$ 19,5 milhões entre Tapejara e Charrua. Extensão: 24km. Há previsão de que 3km da obra sejam executadas em 2021, e o restante no próximo ano.


Recuperação de Rodoviais:

ERS 331 Pinhalzinho a Marcelino Ramos. Investimento: R$ 2,1 milhões. Extensão: 14,5km.

RSC 480 DIVISA RS/SC até Erval Grande. Investimento: R$ 8,3 milhões. Extensão: 21,6km.

ERS 211 de Campinas do Sul a BR 153 Erechim. Investimento: R$ 2,2 milhões. Extensão: 36,7km.

ERS 426 de Severiano de Almeida a BR 153 Erechim. Investimento: R$ 1,8 milhão. Extensão: 5,28km.

ERS 469 de BR 153 Erechim a Ipiranga do Sul. Investimento: R$ 740 mil. Extensão: 4,7km.

ERS 475 de VRS 828 Erebango a BR 153 Erechim. Investimento: R$ 1,1 milhão. Extensão: 11,7km.

ERS 450 de ERS 475 Getúlio Vargas a Floriano Peixoto. Investimento: R$ 1,8 milhão. Extensão: 13km.

ERS 477 de ERS 126 Maximiliano de Almeida a Paim Filho. Investimento: R$ 499 mil. Extensão: 2,7km.

ERS 420 de Erechim a Aratiba. Investimento: 2,2 milhões. Extensão: 32,9km.


Convênio:

Ligação da RS420 via convênio do Daer com os municípios de Barra do Rio Azul, Erechim e Aratibapara pavimentar os 12,4km que faltam. Barra do Rio Azul precisa pavimentar um trecho de 4,7km, Erechim 2,2km e Aratiba 5,5km. Parte do investimento de R$ 16,2 milhões será custeada pelo Estado, e parte pelas prefeituras.


Concessão:

Além disso o trecho da ERS 135, entre Erechim e Passo Fundo, será concedido à iniciativa privada para investimentos, com previsão de duplicação da rodovia.





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