top of page

Prefeito Polis reúne imprensa e vereadores para conversa sobre a iluminação pública


Na tarde desta quinta-feira (20) no Salão Nobre da Prefeitura, o prefeito de Erechim, Paulo Polis; o vice-prefeito, Flávio Tirello; a secretária de Administração, Izabel Ribeiro; o secretário adjunto de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Rafael Colet e o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini estiveram reunidos com a imprensa para uma conversa sobre a iluminação pública em Erechim e as alternativas que o município está buscando para atender essa demanda urgente.

Estiveram presentes, além dos jornalistas dos veículos de comunicação de Erechim, vereadores, secretários de Governo e equipes técnicas das secretarias envolvidas no processo.

De acordo com o chefe do Executivo, que lembrou todos os trâmites executados desde julho de 2021 por parte da Prefeitura para a realização da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação, desde audiências e consultas públicas, estudos técnicos, publicação do edital e análise pelo Tribunal de Contas que, atualmente analisa novamente a PPP da iluminação de Erechim. “Autorizado o prosseguimento do certame pelo Tribunal de Contas, será dado andamento à licitação com nova republicação do edital, nos termos legais”, explica Paulo Polis.

Solução para a demanda - Compra de lâmpadas LED pelo CIRAU

“Porém, não temos como precisar a data que isso que irá ocorrer por parte do Tribunal de Contas. Essa PPP pode demorar e as demandas da iluminação de Erechim são urgentes. Por isso, apresentamos nossa proposta de compra de conjuntos de lâmpadas LED através de ata de preço do Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai (CIRAU) para dar agilidade e proporcionar segurança e qualidade de vida para a nossa população”, disse o prefeito.

Nessa proposta do Executivo Municipal é estimada a compra e troca de 500 luminárias por mês no município de Erechim. Nesse primeiro momento será dada prioridade aos bairros Progresso, Presidente Vargas e São Vicente de Paulo, em ruas estratégicas que contenham prestação de serviço público, bem como as câmeras de videomonitoramento do Projeto Sentinela.

Após, a partir de janeiro de 2023, o foco estará na região central sendo que o trabalho de troca de lâmpadas será concomitante nos bairros e centro de Erechim, até que o problema esteja solucionado. A meta da Administração Pública é apresentar uma solução aos problemas da iluminação até o final do mandato atual com a troca de cerca de 15 mil lâmpadas, de acordo com o planejamento apresentado.

“Salientamos que a iluminação pública de Erechim é uma demanda reprimida há anos, demandando uma postura propositiva e célere por parte do Poder Público e, é por isso que apresentamos hoje essa proposta para a nossa população através dos veículos de comunicação e dos nossos vereadores, que desempenham o seu papel em serem os representantes do nosso povo”, finaliza Paulo Polis.

Bình luận


bottom of page