Prefeito participa dos 95 anos do Colégio São José

As luzes se apagam, a tela se ilumina e A Educadora revela uma bela história para os presentes. O documentário foi exibido na noite de segunda-feira, 26/11 no Centro Cultural 25 de Julho em homenagem aos 95 anos do Colégio Franciscano São José. Na plateia, dentre os que testemunharam o resultado do trabalho cuidadoso e criativo do cineasta Osnei de Lima, o Prefeito Luiz Francisco Schmidt e a primeira-dama de Erechim, Rosmari Schmidt.

Destacado, dentro do contexto histórico, o papel da unidade educadora que se mescla com a trajetória deste Município completando seu centenário este ano. A mesma fusão percebida por meio de diferentes personagens:  os do filme com seus papéis, e os da vida real com suas memórias. Foi assim, como um ilustre ex-aluno que, ao se pronunciar, rememorou os tempos de Colégio São José: “Um lugar que me recebeu analfabeto e me entregou de volta à sociedade melhorado. Tive unicamente grandes, bons e admiráveis professores. Graças aos quais, lembrando de cada um e capaz de nomeá-los, agradeço por fazerem parte da minha caminhada”, depôs, tomado pelo saudosismo, o Prefeito de Erechim.

Desenvolvido pela Companhia Brasileira de Cinema, o enredo de A Educadora descortinou a mulher que colocou sua vida a serviço de Deus e que fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, presente em 14 países e voltada a salvar vidas. Madre Bernarda foi retratada em cenas que traduziram uma história de amor à educação e que apontaram a missão educativa do Colégio ao longo de gerações nesses 95 anos de fundação.

© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA