top of page

Planetário Móvel chega na UFFS em abril

Projeto terá visitas de escolas da região com o objetivo de instigar nos estudantes o interesse pela ciência. Escolas interessadas já podem efetuar o agendamento.


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim se prepara para receber, em abril, um Planetário Móvel. A ideia é promover visitas de estudantes e professores da região, a fim de instigar nos alunos o interesse pela ciência e em temas como astronomia, física, entre outros.


O planetário é inflável. Dentro dele há um espaço para projeções diversas, utilizando um projetor FullDome de 360º de imagem. Como é o céu visto na Antártica? Como é o céu na China ou Japão? Como se vê a Terra a partir da Lua? Todas essas curiosidades poderão ser abordadas nas visitas. Na tela, esférica, o céu pode ser simulado e utilizado para tratar sobre astronomia, geografia, física e até mesmo biologia. Também pode levar o público a viagens pelo sistema solar e a galáxias distantes. O tema principal nas sessões do projeto será o sistema solar - abordado no ensino básico e de conexão com a formação de professores da área das ciências da natureza.


O projeto, aprovado em uma Chamada Universal do CNPq, está sendo realizado em parceria com todas as universidades federais do Rio Grande do Sul, mais a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade de Passo Fundo (UPF), através do grupo Planetários do Sul. Todas as instituições receberão a visita do planetário durante 3 e 4 meses, onde serão realizadas sessões públicas para escolas e cidades da região. Um dos objetivos é cobrir o maior número possível de municípios do estado com as atividades.


Os estudantes participantes, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, também responderão questionários para o projeto aferir a relação dos jovens com a ciência e o papel de centros de ciência, como planetários e observatórios, no incentivo à carreira científica.


Na UFFS, o Planetário chega no dia 12 de abril, no Auditório do Bloco A. A instituição receberá também o coordenador geral do projeto, Guilherme Marranghello, diretor do Planetário da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). À tarde, a UFFS receberá a visita do Colégio Santa Clara, de Getúlio Vargas, para uma sessão experimental, e os professores e estudantes que atuarão no projeto receberão um treinamento. Depois, a partir das 19h, iniciam as sessões abertas ao público da UFFS.


As escolas interessadas em agendar visitas podem entrar em contato pelo e-mail planetario.erechim@uffs.edu.br. A equipe do projeto está se planejando para levá-lo a outros municípios da região a partir do mês de maio.


O projeto, na UFFS, conta com a parceria do Programa de Educação Tutorial (PET) Práxis, do projeto “UFFS na Escola e a Escola na UFFS” e de estudantes do núcleo de Geografia da Residência Pedagógica.


Créditos das fotos: Guilherme Marranghello


bottom of page