Pavilhão do Artesanato valoriza talentos locais e reúne 67 expositores na Expo Erechim 2025
- Najaska - Jornalismo

- há 14 minutos
- 2 min de leitura
Iniciativa da Prefeitura oferece espaços gratuitos para artesãos, promovendo cultura, criatividade e geração de renda.

O Pavilhão do Artesanato é um dos grandes destaques da Expo Erechim 2025, transformando-se em um verdadeiro vitrine da cultura, talento e identidade regional. Nesta edição, 67 espaços foram disponibilizados gratuitamente pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, oferecendo aos artesãos a oportunidade de expor e comercializar seus produtos, fortalecer seus negócios e mostrar ao público a riqueza da produção artesanal da região.
“Eu estou expondo na Expo Erechim pela segunda vez, é sempre um prazer agarrar as oportunidades que a prefeitura dá pra gente, pro artesanato é muito importante ter esses espaços de visibilidade, principalmente agora, perto do fim do ano, onde o artesanato é muito utilizado para presentear as pessoas, fazer a decoração da casa, pra gente é muito importante. O movimento tá bem legal, a feira tá bem grande e bem organizada”, disse a artesã Eduarda Iachinski.
“Pra gente é muito importante principalmente para divulgar o trabalho do artesão, e conseguir um contato maior com a população, desenvolver o nosso trabalho de maneira melhor e conseguir um espaço mais colaborativo”, destacou a artesã Angélica Belani.
O espaço reúne peças únicas e autorais, confeccionadas em diferentes técnicas e materiais, como madeira, tecido, crochê, tricô, macramê, cerâmica, vidro, MDF, couro, materiais recicláveis, biojoias, pinturas, costura criativa, esculturas, acessórios, decoração e produtos personalizados. A diversidade de estilos reforça a criatividade dos expositores e valoriza o trabalho manual como expressão cultural e fonte de geração de renda.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, o incentivo aos artesãos é uma forma de promover empreendedorismo, inclusão produtiva e valorização da cultura local. “O município entende o artesanato como uma importante atividade econômica e cultural. Ao garantir espaços gratuitos, estamos gerando oportunidades reais de negócios, impulsionando o turismo e mostrando ao Brasil a qualidade do que é feito pelas mãos dos nossos artesãos” destacou.
Além da comercialização, o Pavilhão do Artesanato proporciona networking, troca de experiências e abre portas para novos mercados, especialmente com visitantes de várias regiões e potenciais compradores. A Expo Erechim 2025 segue até domingo, oferecendo ao público a chance de prestigiar, adquirir peças únicas e apoiar os artistas locais.
O Pavilhão do Artesanato é mais do que um espaço de vendas, é o reconhecimento de histórias, culturas e talentos que se expressam através das mãos. A feira segue até domingo (23), no Parque da ACCIE.








Comentários