Passo Fundo registra primeiro caso suspeito do novo coronavírus

O município de Passo Fundo registrou o primeiro caso suspeito do novo coronavírus. De acordo com nota divulgada pela assessoria de comunicação do Hospital São Vicente de Paulo, o caso foi notificado pela instituição da saúde, seguindo protocolos da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde. Trata-se de um paciente, com 49 anos, que procurou o Pronto Atendimento do hospital no dia 25 de fevereiro, com sintomas gripais, após retorno de viagem à Europa.


A nota destaca ainda que o paciente encontra-se em bom estado clínico, sem necessidade de internação, cumprindo orientações de isolamento no domicílio e sendo monitorado por equipe médica. A instituição aguarda resultado da amostra que foi encaminhada, conforme determina o Protocolo, para o Laboratório de Apoio do Estado do Rio Grande do Sul.

Na última quarta-feira (26), o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira), apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença e foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein. Na segunda-feira ele foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus.

Diante do alerta, o governo federal deve lançar, nas próximas semanas, uma campanha nacional de esclarecimento sobre o novo coronavírus (Covid-19), segundo informou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Ele e outros oito ministros participaram de uma reunião, no Palácio do Planalto, para tratar das ações para o enfrentamento à síndrome respiratória. Em entrevista coletiva realizada nesta semana, Mandetta fez um alerta ao Rio Grande do Sul, devido ao hábito do compartilhamento do chimarrão, o que pode contribuir para a dissipação de doenças respiratórias.


Por: Najaska Martins, com informações da Agência Brasil

Foto: EBC

© 2020 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA