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Parada Pedagógica movimenta Rede Estadual com foco no aprendizado e no planejamento


Primeiro encontro de 2024 foi de troca de experiências e de olhar para as necessidades específicas dos estudantes

Professores e equipes diretivas das 2.340 escolas estaduais do Rio Grande do Sul, dedicaram a quinta-feira (25/4) para refletir, planejar e aprimorar suas práticas pedagógicas, focadas nas necessidades individuais e coletivas dos estudantes. Durante todo o dia, os educadores puderam pensar em melhorias no desenvolvimento escolar e nos estudos de aprendizagem contínua. A ação também proporcionou um espaço valioso para a troca de ideias, compartilhamento de práticas e experiências entre os docentes. 


A Parada Pedagógica é estruturada como uma pausa no calendário escolar de 2024, para que os educadores possam avaliar e planejar as atividades de ensino, com base nas habilidades consolidadas pelos estudantes, durante o primeiro trimestre. Os momentos, propiciaram o desenvolvimento de estratégias de intervenção para auxiliar os estudantes, explorando novas metodologias, com planejamento coletivo e foco na aprendizagem.


A diretora da E.E.E.M São José (Ponte Preta), Giovane Zicato Celi, destacou a importância da Parada Pedagógica para sua escola. “Foi um momento de muito aprendizado e reflexão sobre as práticas pedagógicas. Foi fundamental para se repensar as metodologias usadas, principalmente para recuperar as habilidades em defasagem de alguns estudantes, onde o trabalho foi coletivo, interdisciplinar e detalhado. Pudemos definir como cada ação será colocada em prática na escola durante o período de estudos de aprendizagem continua. Houve envolvimento da direção, supervisão pedagógica e professores."


Corroborando com a relevância da ação, a supervisora escolar da E.E.E.M Vera Cruz (Cruzaltense), Estela Maris Sovernigo, relatou que “foram momentos de muito comprometimento e desafios para toda a equipe escolar, onde todos buscaram fazer um bom trabalho, em prol de uma aprendizagem mais qualificada e planejada para os estudantes”.


Ao se concentrarem em estratégias de intervenção, os professores podem identificar quais são os desafios enfrentados pelos estudantes durante a jornada educacional e, a partir disso, desenvolver abordagens específicas para superá-los.

O planejamento para os jovens durante a ação não se limita apenas à resolução de problemas imediatos. É também o momento em que os professores têm a oportunidade de traçar metas de longo prazo e desenvolver estratégias de ensino que promovam a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

As próximas Paradas Pedagógicas de 2024 serão realizadas nos dias 20 de agosto e 27 de novembro.

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