top of page

Paróquias preparam celebração da solenidade do Corpo de Deus

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 5 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura



No calendário litúrgico católico, a quinta-feira depois do domingo dedicado à Santíssima Trindade, por sua vez depois do Pentecostes, a Igreja celebra a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, designada também Corpus Christi ou Corpo de Deus, neste ano dia 08 de junho.

As Paróquias estão preparando a celebração com missa e procissão com o Santíssimo e os tradicionais tapetes no percurso ou em parte dele.

Em Erechim, no Santuário de Fátima haverá missa às 08h, nas igrejas São Pedro, N. Sra. Aparecida, Bela Vista; N. Sra. da Salette, Três Vendas; Santa Luzia, Atlântico; São Cristóvão e São Pedro às 09h; na São Francisco de Assis, Progresso, às 09h30; na Catedral São José, às 15h, seguida de procissão com o Santíssimo sacramento até ao Santuário N. Sra. de Fátima, onde haverá a bênção. Como a Catedral terá missa à tarde, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento às 10h.

Do portão da esplanada do Santuário até os degraus da porta de entrada dele, haverá um tapete com desenhos relativos à comemoração. As outras igrejas das sedes paroquiais da Diocese terão missa e procissão conforme sua programação. As comunidades que não terão missa, realizarão a celebração litúrgica da Palavra de Deus.

Coleta solidária

Uma das exigências da Eucaristia é a vida fraterna com partilha solidária de bens, especialmente com os necessitados. Por esta razão, no dia de Corpus Christi haverá coleta de roupas, alimentos e material de higiene pessoal. Haverá caixas de recolhimento nas igrejas e no Santuário. Motivando este gesto de solidariedade e fraternidade, Dom Adimir Antonio Mazali está divulgando mensagem na qual acentua o compromisso da solidariedade e da partilha decorrente da Eucaristia. Este gesto visa suprir as necessidades básicas daqueles que estão em situação de vulnerabilidade, oferecendo-lhes o conforto e a dignidade que todos merecem.



Mensagem de Dom Adimir Antonio Mazali

Caros irmãos e irmãs,

Estamos próximos do dia de Corpus Christi, uma data que nos convida a refletir sobre a importância da solidariedade e da partilha, sinais do compromisso com o seguimento de Jesus. Neste momento, gostaria de motivar a todos a participar de uma coleta de alimentos, roupas, cobertores e materiais de higiene pessoal, com o intuito de auxiliar aqueles que enfrentam dificuldades em nossa comunidade.

Diariamente, somos confrontados com as desigualdades sociais e as adversidades que muitos de nossos irmãos e irmãs vivenciam. É para todos, uma oportunidade de demonstrarmos nosso amor ao próximo através de ações concretas. A Campanha Tapete da Solidariedade que propomos visa suprir as necessidades básicas daqueles que estão em situação de vulnerabilidade, oferecendo-lhes o conforto e a dignidade que todos merecem.

Ao doarmos alimentos, estamos contribuindo para que famílias tenham uma refeição nutritiva e possam enfrentar seus desafios diários com mais vigor. Com roupas e cobertores, ajudamos a proteger do frio e a proporcionar um pouco de conforto às pessoas que enfrentam condições climáticas adversas. Além disso, ao fornecermos materiais de higiene pessoal, estamos promovendo a saúde e o bem-estar daqueles que muitas vezes não têm acesso a esses recursos básicos.

Ao participar dessa Campanha, demonstraremos nosso compromisso com os valores do Evangelho e com a missão de amor e compaixão que Jesus nos ensinou. Ele mesmo nos disse: “Tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era forasteiro e me acolhestes; estava nu e me vestistes; estive doente e preso e fostes me visitar” (cf. Mt 25,35- 36). Essas palavras nos lembram que, através do serviço ao próximo, estamos servindo a Cristo e cumprindo seu mandamento: “dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Portanto, caríssimos irmãos e irmãs, convido a cada um de vocês a contribuir com essa coleta solidária, trazendo alimentos não perecíveis, roupas em bom estado, cobertores e materiais de higiene pessoal. Os pontos de coleta serão em cada paróquia da nossa cidade de Erechim, e, à tarde, na Catedral São José, onde celebraremos a Missa de Corpus Christi às 15h e, depois, sairemos em procissão com o Santíssimo Sacramento em direção ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, onde também haverá pontos de coleta das doações. Cada doação, por menor que seja, fará uma diferença significativa na vida de alguém que precisa. Vamos mostrar que a nossa fé se traduz em ações concretas de amor e cuidado com o próximo.

Que neste dia de Corpus Christi, possamos renovar nosso compromisso com a caridade e a solidariedade, seguindo o exemplo de Jesus e estendendo a mão para todos aqueles que precisam. Que a Campanha que realizaremos seja um sinal tangível de nossa união como comunidade e de nossa disposição em construir um mundo mais justo e fraterno. Agradeço a todos pela generosidade e dedicação.

Que Deus abençoe a todos nós e nos torne sempre mais dispostos à partilha e à fraternidade, seguindo o exemplo de Cristo Jesus, o pão da vida e da unidade. Muito obrigado.

Dom Adimir Antonio Mazali – Bispo Diocesano de Erexim.

 
 
 

Comments


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page