top of page

Palestra de Alice Bastos Neves marca encontro regional de professores

  • há 29 minutos
  • 2 min de leitura

A atividade abordou a preparação docente diante de cenários desafiadores e a importância da integração entre instituição de ensino e comunidade local



Realizada na noite de quinta-feira, 19, no Salão de Eventos da URI, a Capacitação de Professores do Alto Uruguai e que integrou o programa de formação pedagógica para o início letivo deste ano. O encontro reuniu cerca de mil profissionais da educação, entre professores e gestores de secretarias municipais da região. A atividade abordou a preparação docente diante de cenários desafiadores e a importância da integração entre instituição de ensino e comunidade local.


O encontro teve como convidada especial a jornalista esportiva Alice Bastos Neves e fez parte das atividades de capacitação de professores da AMAU, realizada pelo Centro de Pós-Graduação, extensão e relacionamento e também pelo Curso de Pedagogia da URI. Durante a exposição, a comunicadora propôs uma reflexão sobre a busca contemporânea pelo equilíbrio absoluto como sinônimo de sucesso. Ao utilizar a metáfora do primeiro passo de uma criança, apresentou o “desequilíbrio” como elemento que pode impulsionar movimento e aprendizado.


Ao abordar sua trajetória profissional e pessoal, a jornalista apresentou apontamentos relacionados à vida prática que foram associados ao cotidiano docente, especialmente no que se refere à resiliência diante de adversidades.


Parte da apresentação foi dedicada, também, ao diagnóstico de câncer de mama recebido em 2020. A jornalista descreveu o momento em que recebeu a confirmação da biópsia instantes antes de entrar no ar, optando por concluir o compromisso profissional antes de iniciar o tratamento. Mencionou as ações relacionadas ao Outubro Rosa e à série de reportagens “Vitórias”, voltada à saúde da mulher e à prática de atividade física como apoio ao tratamento oncológico.


Ao tratar da rotina escolar, a palestrante utilizou a metáfora do “Gauchão da segunda divisão” para ilustrar períodos marcados por dificuldades estruturais ou desmotivação, relacionando o cenário à necessidade de resiliência no magistério.


Segundo Gilberto Pereira, do Centro de Pós-Graduação, "a URI Erechim é uma referência em trabalho com professores e, em 2026, estamos presentes em quatro regiões promovendo capacitações de professores: AMAU, AMUNOR, AMAUC e AMNG, totalizando 28 municípios”.

 
 
 

Comentários


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page