Pagamentos por Serviços Ambientais são realizados em apoio aos agricultores
- Najaska - Jornalismo
- há 20 minutos
- 2 min de leitura
São mais de 110 inscritos, que decidiram fazer parte desse movimento em prol da recuperação e conservação da natureza e recursos hídricos, para as presentes e futuras gerações

O Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou maior lote de pagamento até o momento, com valor superior a 200 mil reais pago aos agricultores, superando os pagamentos de todo 2024.
O Programa vem se destacando pela crescente procura e número cada vez maior de aderidos. São mais de 110 inscritos, que decidiram fazer parte desse movimento em prol da recuperação e conservação da natureza e recursos hídricos, para as presentes e futuras gerações. Além de quem já receberia neste momento, o Programa também realizou o adiantamento de alguns pagamentos aos agricultores, devido à chuva de granizo ocorrida no último dia 23, como forma de auxiliar nos reparos aos danos ocasionados pelo evento climático.
A antecipação dos valores não só auxilia na estabilidade financeira, como também contribui para estimular ainda mais ações ambientais em curso, preservando a integridade dos serviços ecossistêmicos fundamentais e o equilíbrio ambiental local a longo prazo, contribuindo para minimizar novos eventos climáticos que possam ocorrer. Além disso, o Programa reforça ainda mais, a importância de preservar os recursos naturais para enfrentamento dos fenômenos climáticos intensos, ressaltando o compromisso com a proteção ambiental e com a sustentabilidade de propriedades rurais.
Segundo a diretora do PSA, Ariane Pasuch, no contexto das mudanças climáticas, o Pagamento por Serviços Ambientais destina de forma segura a remuneração aos aderidos, independente das oscilações extremas do clima, o pagamento de R$500,0 (quinhentos reais) por nascente, e o equivalente a 10 sacas de soja por hectare preservado será assegurado na conta do agricultor, trazendo segurança financeira a quem sempre conservou.
Até o momento, o programa está protegendo mais de 586 hectares de vegetação nativa e 113 nascentes, promovendo a conservação da qualidade da água, além de preservar rios que abastecem outros municípios.
Foto: SMMA PME




