top of page

Padre da Diocese de Erexim é o presidente da Comissão Regional de Presbíteros do RS




Representantes das Dioceses do Rio Grande do Sul, Regional Sul 3 da CNBB, estão reunidos desde segunda-feira até esta quarta-feira no Centro de Espiritualidade Cristo Rei de São Leopoldo.

Além de estudo sobre assuntos da atualidade da Igreja no atual contexto social e encaminhamentos diversos, houve a escolha da nova coordenação da Comissão Regional de Presbíteros que ficou assim constituída:


  • Presidente: Pe. Dirceu Balestrin, da Diocese de Erexim;

  • Vice: Pe. Eberson Fontana, da Arquidiocese de Passo Fundo;

  • Primeiro secretário: Pe. Magnos Camargo da Silva, da Diocese de Cruz Alta;

  • Segundo secretário: Pe. Rafael Henrique Toilier, Diocese de Santa Cruz do Sul;

  • Primeiro tesoureiro: Pe. Mário Benachio Auzani, Diocese de Uruguaiana ;

  • Segundo tesoureiro: Pe. Dalvino Dal Molin Júnior, Arquidiocese de Santa Maria.

  • O Bispo referencial continua sendo Dom Adimir Antonio Mazali, da Diocese de Erexim.


CARTA DO 39º ENCONTRO REGIONAL DE PRESBÍTEROS – SUL 3


Estimados irmãos em Cristo!

Nós, 101 presbíteros diocesanos e religiosos, representantes de 16 dioceses do Rio Grande do Sul, estivemos reunidos durante os dias 21, 22 e 23 de novembro de 2022, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI, São Leopoldo, em nosso 39º Encontro Regional de Presbíteros. Contamos com a presença de Dom Adimir Antônio Mazali, bispo referencial da Pastoral Presbiteral do Regional Sul 3, que acolheu a todos os presbíteros e deixou uma palavra de motivação, orientado pelo tema e o lema do Ano Vocacional: “que nos sintamos chamados e possamos responder gratuitamente para caminhar com Jesus Cristo na Igreja, nesse tempo de sinodalidade”. Contamos com a presença dos bispos Dom Paulo De Conto, Dom Carlos Rômulo e Dom Edson Batista de Melo.

O Encontro contou com a assessoria do Padre André Luís do Vale, Presidente da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), que abordou o tema “O Presbítero no contexto brasileiro” e inspirado no lema: “Vós sois todos Irmãos” (Mt 23,8).

Na segunda-feira, 21, iniciamos às 14h30min com a oração, apresentação dos presbíteros e, logo após, a assessoria discorreu sobre o tema proposto.

Afirmou que o mesmo será desenvolvido, a partir da escuta das diversas realidades e experiências, considerando um processo de sinodalidade: conviver, rezar e fazer comunhão. Os quatro momentos desenvolvidos foram: o presbítero, no contexto brasileiro ou em qualquer outro contexto, deve levar em conta a sua dimensão humana; é um homem que foi chamado por Deus para o ministério sacerdotal; está sujeito às virtudes e às fraquezas inerentes a cada ser humano; mas chamado também à santidade. Padre André Luís abordou a realidade e os desafios em tempos de pós-pandemia do COVID-19. Destacou que, para uma vivência do ministério presbiteral, a atitude mais pedida pelo Papa Francisco, é a alegria da vida em comunhão e partilha, pois esta gera proximidade fiel a Deus eao próximo.

Concluímos as atividades do dia com a Celebração Eucarística presidida por Dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo. À noite, tivemos reunião com os coordenadores diocesanos, quando foi deliberado sobre o processo para a eleição da Presidência da CRP do Regional Sul 3 pelos próximos quatro anos.

No dia seguinte, iniciamos com a Celebração Eucarística presidida pelo bispo emérito de Montenegro Dom Paulo De Conto. Na retomada dos trabalhos, a assessoria se inspirou no decreto conciliar Presbyterorum Ordinis, fundamentando o ministério e a vida dos presbíteros no Tríplice Múnus: Profeta, Sacerdote e Pastor. Além de pastorear o povo de Deus, também devem cuidar uns dos outros. Interpelando os presbíteros sobre as alegrias, esperanças e os maiores desafios, Pe. André destacou a necessidade de criarmos e mantermos uma convivência fraterna, onde haja diálogo e ação pastoral em conjunto, para vencer o espírito carreirista que corrói a fraternidade presbiteral, pois quem celebra a fraternidade é capaz de viver a comunhão, alegria e partilha. Concluindo, o assessor abordou algumas enfermidades que dilaceram o tecido presbiteral, a partir de pontuações do Papa Francisco. O equilíbrio da vida do presbítero está no saber relacionar-se com os de dentro, como também com os de fora, os demais construtores da sociedade pluralista.

Realizamos ainda, a eleição da nova Presidência da Coordenação Regional de Presbíteros (CRP) do Regional Sul 3 pelo quadriênio 2023-2026. Como coordenador foi escolhido o Padre Dirceu Balestrin da Diocese de Erexim, o vice-coordenador Padre Eberson Fontana da Arquidiocese de Passo Fundo, o primeiro secretário Padre Magnus Camargo da Silva da Diocese de Cruz Alta, segundo secretário Padre Rafael Henrique Toillier da Diocese de Santa Cruz do Sul, tesoureiro Padre Mário Benachio Auzani da Diocese de Uruguaiana, segundo tesoureiro Padre Dalvino Dal Molin Júnior da Arquidiocese de Santa Maria.

Encerramos o dia com uma confraternização.

No último dia, iniciamos com a Oração das Laudes. Logo após foi realizada a leitura da Carta do 39º ERP. A seguir vieram a avaliação e encaminhamentos para o próximo ano: datas das reuniões, Curso Permanente de Formação Presbiteral e o 40º ERP a realizar-se nos dias 13 a 15 de novembro de 2023.

Ao final do 39º ERP Dom Adimir Antônio Mazali agradeceu os padres integrantes da Presidência da Coordenação Regional de Presbíteros (2019-2022),Rudinei Lasch, Cristiano Quatrin, Magnus Camargo da Silva e Edegar Pereira da Rosa pelo trabalho executado nos últimos quatro anos. A seguir foi empossada anova Presidência da Coordenação Regional de Presbíteros. Finalizou salientando que a pastoral presbiteral procure dar continuidade aos trabalhos nas dioceses; somos todos irmãos e temos um longo caminho a percorrer.

O Encontro foi marcado pela convivência fraterna e partilha de experiências. Após os avisos, foi realizada a leitura e aprovação da Carta do 39º ERP e efetivada a posse da nova Presidência da Comissão Regional de Presbíteros 2023-2026.

Concluímos o Encontro, com a Celebração Eucarística presidida pelo bispo referencial Dom Adimir Antônio Mazali.

Desejamos que o Espírito Santo nos conduza na missão de cuidar do rebanho a nós confiado, invocamos a proteção de Nossa Senhora Medianeira e deSão Pedro!

São Leopoldo, 23 de novembro de 2022.

Encontro Regional de Presbíteros (Texto enviado pelo Pe. Dirceu Balestrin)

bottom of page