As mudanças no Alto Uruguai devido ao Coronavírus

Saiba o que muda na região devido às medidas de prevenção à Covid 19




O início desta semana vem sendo marcado por uma série de alterações na rotina de diversos serviços, além do cancelamento ou adiamento de eventos que estavam programados tanto local quanto regionalmente. As medidas estão sendo tomadas como forma de prevenção ao coronavirus.


Casos suspeitos


Atualmente, o Alto Uruguai tem seis casos suspeitos sendo monitorados, sendo quatro em Erechim, um em Paulo Bento e um em Getúlio Vargas. O primeiro caso suspeito notificado em Erechim já foi descartado já que o exame para a Covid-19 foi negativo. Ainda não há definição sobre quando serão divulgados os resultados dos demais exames.


Eventos e atividades adiados e/ou cancelados


A audiência pública sobre o edital de concessão para o Serviço Público de Abastecimento de Água e Esgotamento, inicialmente programada para sexta-feira (20) foi transferida para o dia 3 de abril.


O Baile de aniversário de 85 anos do Clube do Comércio, que seria no dia 28 de março foi cancelado.


O Baile de aniversário do Colégio Marista Medianeira que seria no dia 28 de março foi cancelado.


No município de Aratiba foram suspensos todos os eventos esportivos, festas, bailes, reuniões e demais atividades que aglomerem pessoas.


A Expobarra, de Barra do Rio Azul, que começaria na sexta-feira (20) cancelada, bem como as programações referentes aos aniversários dos municípios de Carlos Gomes e Centenário, que igualmente foram suspensas.


O atendimento presencial e o expediente da Justiça Eleitoral estão suspensos até o dia 31 de março. Todos os agendamentos estão cancelados e os eleitores que agendaram devem reagendar para data posterior, após a normalização dos serviços. Os cartórios ficarão em regime de plantão e casos excepcionais serão analisados. Contatos devem ser feitos por meio do telefone 148, que fornecerá todas as informações de que o eleitor precisa. Em casos de emergência, contatar pelos telefones: 99919-2301; 99949-9283; 99633-3385; e 99967-2323 das 12h às 19h.


A Defensoria Pública de Erechim informou que os atendimentos presenciais estão suspensos por 30 dias. Serão atendidos somente os casos de urgência, por meio de telefone, através de um plantão das 12h às 19 horas. O telefone para contato é o (54)3519 9883.


A exemplo do que ocorreu com a sessão solene alusiva ao aniversário de 102 anos de Erechim, que seria realizada na próxima quinta-feira (19), a Câmara Municipal de Vereadores comunica a suspensão da primeira sessão ordinária do Programa Vereador Mirim, que seria realizada na quarta-feira da próxima semana (25).


A Confederação Brasileira de Futebol de Salão, em comum acordo com o Atlântico, decidiu suspender a Supercopa Magnus de Futsal Masculina. A competição estava marcada para iniciar na próxima quarta-feira (18), com todos os jogos em Erechim. Ainda não há data definida para a realização do evento.Por isso, quem adquiriu o pacote promocional antecipado, poderá ou ter a devolução do valor pago, ou, após anúncio da nova data, simplesmente realizar a troca pelos novos ingressos que estarão a venda.


No Santuário Nossa Senhora de Fátima, as missas das 18 horas e 15 minutos serão mantidas. Em razão da novena de amanhã, quarta-feira, durante o dia o Santuário de Fátima estará aberto das 8h às 11h30 e das 13h30 até as 21h para orações, sendo assim, sem um horário específico para a novena.


Mudanças no setor de Educação

O setor de educação em Erechim também está com alterações, visando a prevenção ao Coronavirus. O Colégio Marista Medianeira, a Escola Adventista e o Colégio Franciscano São José suspendem as suas atividades a partir desta semana. Todas as escolas da rede estadual de ensino também terão as aulas suspensas temporariamente a partir de quinta-feira (19). A partir desta data também serão suspensas as aulas em todas as escolas municipais dos municípios pertencentes a região do Alto Uruguai. Na rede municipal de ensino de Erechim, porém, as aulas serão suspensas a partir de sexta-feira (20).


No ensino superior a Universidade Federal da Fronteira Sul cancelou as atividades acadêmicas presenciais desde segunda-feira (16). Na Universidade Estadual do RS (Uergs) as aulas estão suspensas a partir de hoje até o dia 22 de março. A URI também cancelou as aulas em todos os seus câmpus a partir da noite desta terça-feira (17). Os cursos EAD, no entanto, não serão interrompidos, com exceção dos cursos híbridos de Biomedicina e Estética e Cosmética que não terão as aulas presenciais previstas. No município de Aratiba as aulas também estão suspensas.


Novas mudanças na rotina de serviços e cancelamento de eventos em razão do Coronavirus serão atualizadas ao longo do dia durante os espaços de notícias na programação da Virtual.


Prefeitura de Erechim divulgou decreto com determinações:


Conforme decreto publicado hoje pela Prefeitura de Erechim, estão suspensos por prazo indeterminado, eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público, bem como eventos de qualquer ordem que impliquem em aglomeração de pessoas. O documento estabelece ainda o regime de recesso escolar e suspensão, até 03 de abril de 2020,  podendo ser prorrogado, de todas as atividades educacionais, em todas as escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental, na Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel, no CEJA - Centro Municipal de Jovens e Adultos, no NTM - Núcleo Tecnológico Municipal e para os estudantes matriculados nas escolas infantis privadas com contrato com o Município, e na ASSAMI (referentes às vagas da parceria com o Municípios, sendo que os ajustes necessários para o cumprimento do calendário escolar serão estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação.


No âmbito de outros Poderes, órgãos ou entidades autônomas, bem como no setor privado do Município de Erechim, fica recomendada a suspensão de aulas na educação básica e superior, adotada gradualmente, no que couber. E também a suspensão de eventos com público.

© 2018 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA