OCE leva Erechim a um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina
- Najaska - Jornalismo
- há 4 minutos
- 3 min de leitura
Apresentação integrou a programação do Gramado in Concert e marcou a participação da Orquestra de Concertos de Erechim em um dos principais encontros da música de concerto do continente

A Orquestra de Concertos de Erechim (OCE) participou, no último sábado, 31 de janeiro de 2026, do Gramado in Concert – Festival Internacional de Música, levando ao palco do evento a trajetória, a formação e a identidade cultural construídas ao longo de seus 75 anos de atividade. A Igreja São Pedro, em Gramado, foi o cenário da apresentação. Em um espaço simbólico, reconhecido por sua acústica e por receber importantes concertos ao longo dos anos, a OCE apresentou um programa que reuniu diferentes formações e solistas, dialogando diretamente com o caráter artístico e formativo do festival.
Sob a regência do maestro e diretor artístico Bernardo Grings, a Orquestra contou com a participação solo dos cantores Raquel Fortes, Herbert Luiz Schneider Grings, Cecília Teles Conceição, e do violinista erechinense Thiago Woicolesko, além do Coro e Classe de Regência Coral do Festival. O concerto, que teve acesso gratuito e contou com medidas de acessibilidade, evidenciou a diversidade do trabalho desenvolvido pela OCE, que transita entre o repertório sinfônico, o canto coral e a formação musical, mantendo rigor artístico e identidade institucional.
A participação no Gramado in Concert integrou as ações do projeto OCE – Orquestrando Talentos – 75 anos, viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais, do Ministério da Cultura – Governo Federal. Mais do que uma apresentação fora de Erechim, essa experiência representou uma vivência formativa diferenciada para os músicos da OCE, inseridos em um ambiente de intercâmbio artístico, convivência com outras instituições e contato com um público amplo e diverso. O projeto reafirma a vocação da Orquestra como espaço de formação continuada, experiência prática e circulação cultural.
O concerto emocionou o público presente. Entre os espectadores estava a erechinense Jaqueline Dallazen, que assistiu à apresentação e descreveu a experiência como profundamente marcante. “Como erechinense, senti uma emoção inexplicável e um orgulho imenso desses nossos artistas, que nos transmitem um sentimento avassalador. Amo música, e essa emoção entrou tão fundo no meu coração que não consegui conter as lágrimas durante todo o concerto. Foi lindo ver a Igreja São Pedro lotada e sentir o quanto Gramado acolheu nossos músicos. Um momento inesquecível, que vou guardar para sempre.”
SIGNIFICADO ALÉM DA APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA
Para o maestro Bernardo Grings, a participação da OCE no Gramado in Concert carrega um significado que vai além da apresentação artística. "Participar de um evento desse porte reafirma o lugar que a Orquestra de Concertos de Erechim começa ocupar no cenário musical brasileiro. Por sua história, pelo consistente trabalho formativo que desenvolve e por ser a orquestra em atividade mais antiga do Rio Grande do Sul, sua presença nesse contexto não é circunstancial, mas consequência direta de uma trajetória construída com seriedade, excelência artística e compromisso público ao longo de décadas. Ao mesmo tempo, essa participação projeta a orquestra para um futuro promissor, ampliando horizontes, fortalecendo sua missão cultural e renovando seu papel como referência para as próximas gerações."
A presença da Orquestra no festival também contou com o acompanhamento do poder público municipal. O secretário municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa de Erechim, Wallace Soares, destacou o papel da OCE como um dos pilares da cultura local. “A Orquestra de Concertos de Erechim é um dos grandes pilares da cultura erechinense, tanto por toda a história envolvida quanto pelo trabalho que desenvolve na nossa comunidade, que cumprem um papel educacional, social e cultural imensurável. É um orgulho para Erechim ver esse trabalho sendo reconhecido em um evento desse nível.”
A participação no Gramado in Concert consolida a Orquestra de Concertos de Erechim como uma instituição cultural que ultrapassa fronteiras geográficas e simbólicas. Ao levar sua música, sua história e seu projeto formativo a um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina, a OCE reafirma sua relevância, sua permanência e seu compromisso com a cultura como valor público — um novo capítulo de uma trajetória que segue em movimento, conectando Erechim a outros palcos, públicos e histórias, sem romper com suas raízes.
Créditos das Foto Rafael Cavalli




